Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Picape Ram monobloco nacional é confirmada pela Stellantis
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Em março de 2021, antes mesmo de ter este espaço aqui no UOL Carros, antecipei no Autos Segredos que a Stellantis preparava uma picape Ram monobloco para ser produzida em sua fábrica de Pernambuco. Hoje (19/8), Antonio Filosa, presidente (COO) da Stellantis para a América do Sul, em entrevista ao site Auto Data, confirmou o primeiro produto Ram produzido no Brasil.
Em entrevista à publicação, Filosa afirma que a nacionalização é chave fundamental para o negócio da Stellantis.
Por enquanto, a inédita picape Ram nacional é chamada de Projeto 291. Ela será o quinto modelo a ser produzido em Pernambuco a partir da plataforma Small Wide 4x4. A estreia ocorrerá entre 2023 e 2024.
A picape do Projeto 291 deverá se chamar 1200 e chegará com porte para brigar com Toyota Hilux e Chevrolet S10. O futuro modelo será quase uma irmã do Jeep Commander, com o qual compartilhará elementos eletrônicos, freios, direção, entre outros componentes.
A base do Commander será esticada em comprimento e largura para dar porte de média a picape Ram monobloco.
Os testes já começaram e por enquanto, a Toro serve de mula para testes de freio, suspensão e componentes eletrônicos. No começo desta semana, flagrei uma mula da picape Ram. No visual, é apenas uma Toro, mas o protótipo já era mais alto e contava com freios a disco nas quatro rodas.
Motores
A Ram 291 terá duas opções de motorização, sendo uma 2.0 Turbo Flex e outra 2.2 Turbo Diesel, não importando qual motor, o câmbio será sempre o automático de nove marchas e a tração será sempre a 4x4.
Ainda é cedo para apostar no desenho da Ram 1200, mas suas linhas serão inspiradas na irmã 1500.
O que já é certo conforme minhas apurações é que a picape que nascerá do Projeto 291 será um dos modelos mais tecnológicos já produzidos no Brasil.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.