Topo

Autos Segredos

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Novo SUV da Renault: o que já sabemos sobre o carro em testes no Brasil

Novo SUV da Renault roda em testes na Romênia com sua carroceria final - Foto | Francuskie/Reprodução
Novo SUV da Renault roda em testes na Romênia com sua carroceria final Imagem: Foto | Francuskie/Reprodução

Colunista do UOL

23/08/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Duas unidades do Dacia Stepway rodam em testes pelo sul do Brasil. Elas já passaram por Santa Catarina e hoje circulam no Paraná, próximo da fábrica da Renault em São José dos Pinhais (PR), servindo de mula para o novo SUV compacto da Renault que fará sua estreia no mercado brasileiro em 2024. Por enquanto, seu nome conhecido é Projeto HJF.

Executivos da marca tentam despistar e afirmam que elas são somente mulas para o novo SUV. O modelo final seria outro e, em comum com o Dacia Stepway, o futuro modelo teria somente a plataforma CMF-B.

No entanto, em abril, um flagra de um protótipo rodando na Romênia confirma que o novo SUV da Renault é um modelo derivado do Stepway. A carroceria e as portas serão as mesmas - ou seja, será um Dacia com nova frente e traseira. Uma sacada é igual a de outros concorrentes.

O protótipo flagrado na Europa recebeu novos capôs, faróis, para-choque e para-lamas. Além disso, o cofre do motor está mais alto para dar cara de SUV ao modelo.

Na frente, os faróis são duplos como os da linha indiana da marca, próximo ao capô ficam as luzes de posição em LED. Os faróis principais ficam nas extremidades do para-choque, com formato geométrico. A grade tem elementos horizontais e segue o padrão da marca francesa atual, o visual se completa com uma barra cromada próximo ao capô que abriga o losango da marca no centro. O para-choque conta com uma enorme entrada de ar na parte inferior e contará com molduras cromadas.

Novo SUV Renault - Francuskie/Reprodução - Francuskie/Reprodução
Novo SUV da Renault estreará plataforma CMF-B no Brasil
Imagem: Francuskie/Reprodução

De lado, como as portas serão as mesmas do Stepway, a Renault adotará molduras mais largas nas caixas de roda para que o SUV fique mais largo.

O novo SUV da Renault terá traseira exclusiva em relação ao Dacia Stepway. A tampa do porta-malas será completamente redesenhada, assim como as lanternas e o para-choque. Na traseira, ganha nova tampa traseira com linhas mais vincadas e passa a abrigar a placa de identificação.

Por dentro, terá mudança completa. Painel e forrações de porta serão exclusivos. O protótipo flagrado na Romênia ostentava uma enorme central multimídia flutuante em formato horizontal.

Além da plataforma CMF-B, o SUV da Renault também será responsável pela estreia do motor 1.0 TCe Turbo Flex. Ainda é cedo para estimar potência e torque do novo motor, mas com tecnologia flex sua potência deve passar dos 120 cv com etanol e o torque pode se aproximar dos 20 kgfm. A princípio, o motor 1.0 TCe será ligado ao câmbio automático CVT com simulação de sete marchas virtuais.

Importados

Sem novos produtos até a chegada do SUV compacto, a Renault apresentou reestilizações dos modelos atuais Duster, Captur, Kwid, Master e Oroch. A marca também aposta em elétricos lançando o novo Zoe e o Kwid E-Tech. Mas o fabricante deve apostar também na chegada do Arkana híbrido que já roda em testes no Brasil.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Siga o UOL Carros no