Topo

Autos Segredos

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Renault Megane voltará ao Brasil, mas não como sedã; veja detalhes

Colunista do UOL

30/08/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Em minha última coluna, antecipei alguns detalhes do novo SUV compacto da Renault que fará sua estreia em 2024. Até lá, a marca francesa que pretende mudar de foco e atuar em segmentos mais rentáveis apostará em importados para ter novidades no Brasil.

Atualmente a marca comercializa os elétricos Zoe e Kwid E-Tech para pessoas físicas e o Kangoo Z.E. Maxi para empresas, e ampliará sua linha com o Megane E-Tech.

Além dele, a marca também terá o Arkana Hybrid, já flagrado em testes no Brasil. Mas isso é assunto para outra hora. A bola da vez é o Megane E-Tech, que marca o retorno do nome ao Brasil. O último modelo da linhagem Megane foi a perua Grand Tour, que deixou de ser produzida e vendida no Brasil em agosto de 2012.

Na próxima semana a marca fará um evento de mobilidade elétrica, e lá deverá anunciar o Megane E-Tech e o Arkana Hybrid. Oficialmente a marca não confirma nenhum dos dois, mas o primeiro está homologado para ser vendido no mercado brasileiro e sua estreia ocorrerá em 2023.

Megane E-Tech - Renault/Divulgação - Renault/Divulgação
Megane E-Tech tem lanternas horizontais iluminadas por luzes de LEDs
Imagem: Renault/Divulgação

Como é o Megane E-Tech

Nesta nova geração, o Megane E-Tech renasceu como SUV. Na dianteira, o modelo tem capô bem paralelo ao chão e os faróis estão em dia com a nova identidade da Renault. O conjunto é iluminado por luzes em full LED, bem estreitos, eles são integrados à grade principal que tem o losango da marca como protagonista.

Seguindo a receita dos SUVs, os para-lamas contam com molduras em plásticos que se estendem pela parte inferior das portas. Como no Honda HR-V, as maçanetas traseiras ficam na altura da coluna "C".

Na traseira, o Megane E-Tech tem lanternas finas e horizontais que são iluminadas por luzes de LEDs e unidas por uma barra de LEDs. A tampa do porta-malas é bem curta e o para-choque ocupa boa parte da traseira do SUV.

Renault Megane E-Tech - Renault/Divulgação - Renault/Divulgação
Renault Megane E-Tech tem painel digital e acabamento bem refinado
Imagem: Renault/Divulgação

Por dentro, o Megane E-Tech tem quadro de instrumentos 100% digital e multimídia vertical.

Motor

O SUV tem bateria de 60 kWh que promete autonomia de 470 quilômetros. O motor elétrico rende 215 cv de potência e torque de 30,6 kgfm.

O Megane E-Tech conta com 4,21 metros de comprimento, 1,78 m de largura, 1,50 m de altura e 2,70 m de entre-eixos. O porta-malas tem capacidade para 440 litros.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.