Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Flagra: Fiat Argo CVT surge em testes para ser o automático mais barato
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
No fim de julho, a Fiat apresentou o Argo 2023 nas versões 1.0, 1.0 Drive e 1.3 Trekking. No entanto, o aguardado câmbio CVT não fez sua estreia na ocasião.
Diversos fatores causaram o atraso, dentre eles a falta de componentes eletrônicos e o lançamento do novo Citroën C3, outro produto da Stellantis que disputa os mesmos consumidores.
Apesar do adiamento, a engenharia da Stellantis segue com os testes de Argo Drive 1.3 CVT e Trekking 1.3 CVT. Na manhã de ontem (9), a coluna flagrou dois protótipos que deixavam a indicação automática bem à mostra na tampa do porta-malas.
O câmbio CVT com simulação de sete marchas virtuais será ligado ao motor 1.3 Firefly, como já acontece com o Pulse e o Cronos.
São 98 cv de potência a 6.000 rpm e torque de 13,2 kgfm a 4.250 rpm com gasolina. Com etanol, a potência é de 108 a 6.250 rpm e o torque, de 13,7 kgfm a 4.000 rpm.
O Argo CVT não tem data oficial de lançamento, mas pode chegar ao mercado ainda em 2022.
O certo é que, quando a Fiat promover a estreia do Argo sem pedal de embreagem, deverá ser o automático mais barato do mercado. Os preços devem ficar entre R$ 87 mil para a versão Drive e R$ 90 mil para a aventureira Trekking.
Argo Drive 1.3 CVT
O protótipo do Argo Drive 1.3 CVT indica que a receita será a mesma do Cronos Drive 1.3 com a mesma transmissão. As rodas serão de aço com 15 polegadas, calçadas com pneus de medidas 185/60 R15 e não haverá faróis auxiliares.
A lista de itens de série também deve seguir a do sedã: o Argo Drive 1.3 CVT virá de série com central multimídia de sete polegadas, volante multifuncional, entradas USB para bancos traseiros, sensores de estacionamento traseiros, vidros traseiros elétricos, assinatura em LED nos faróis, piloto automático, controle de estabilidade, controle de tração, hill Holder e modo esportivo.
Argo Trekking 1.3 CVT
Já o Argo Trekking 1.3 CVT agrega alças de apoio nas laterais do teto para passageiros dianteiro e traseiros, caracterização Trekking (adesivo no capô, faixas laterais e faixa na tampa traseira), pintura bicolor (teto, aerofólio traseiro e retrovisores externos na cor preta), retrovisores externos elétricos com função tilt-down e repetidores de seta
Também virá com suspensão elevada, LEDs nos faróis dianteiros, moldura de proteção nas caixas de roda, vidros elétricos traseiros com função um-toque e sensor antiesmagamento, rodas de aço estampado de 15 polegadas com calotas integrais, pneus 205/60 R15 tipo todo-terreno, barras longitudinais no teto, sensores de estacionamento traseiros e predisposição para rádio (dois alto-falantes dianteiros, dois alto-falantes traseiros, dois tweeters e uma antena).
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.