Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Por que Mitsubishi aposentou ASX apenas dois anos após SUV trocar de nome
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Lançado no Brasil em julho de 2020, o Mitsubishi Outlander Sport deixou de ser produzido na fábrica de Catalão (GO). O SUV teve sua produção interrompida em dezembro, mas só agora, o Grupo HPE Automotores do Brasil confirmou o seu fim à coluna.
Apesar de ser na prática um ASX reestilizado que foi comercializado no Brasil de 2010 a 2021, o Outlander Sport chegou com status de novo produto. O que deixa sua situação ainda pior, já que como novo modelo, ele não ficou nem dois anos no mercado brasileiro.
O fim de produção do Outlander Sport se deve ao programa Proconve L7. O culpado é o motor 2.0 Flex que não foi adequado para atender a legislação.
O motor flex rendia 170 cv de potência com etanol e 160 cv com gasolina a 6.000 rotações (com ambos os combustíveis). Já o torque fornecido às rodas é de 23 kgf.m com etanol, e de 22 kgf.m com gasolina, sempre a 4.250 rpm. Já a transmissão é a automática CVT INVECS-III.
Descendente direto do ASX, o Outlander Sport tinha a carroceria do ASX, mas com nova dianteira. Na frente, ele tinha novos faróis, grade principal e para-choque que remetia ao irmão Eclipse Cross. O "novo" visual ficava completo com para-lamas e capô exclusivos.
Na traseira, a única mudança em relação ao ASX eram as lanternas com novo desenho interno e para-choque.
Por dentro, a única mudança do Outlander Sport em relação ao ASX era o console central que foi alterado para abrigar uma nova central multimídia.
O SUV ainda figura no site comercial da Mitsubishi. São duas versões ainda como ano/modelo 2021/2022. A versão de entrada HPE 4x2 é oferecida por R$ 168.990 e HPE AWD com tração integral tem preço sugerido de R$ 175.990.
Caso você entre numa concessionária da marca e se interessar por um Outlander Sport, a dica é barganhar um bom desconto.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.