Topo

Autos Segredos

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Por que Mitsubishi aposentou ASX apenas dois anos após SUV trocar de nome

Mitsubishi Outlander Sport ainda aparece no site comercial da marca japonesa - Mitsubishi/Divulgação
Mitsubishi Outlander Sport ainda aparece no site comercial da marca japonesa Imagem: Mitsubishi/Divulgação

Colunista do Uol

13/09/2022 12h27

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Lançado no Brasil em julho de 2020, o Mitsubishi Outlander Sport deixou de ser produzido na fábrica de Catalão (GO). O SUV teve sua produção interrompida em dezembro, mas só agora, o Grupo HPE Automotores do Brasil confirmou o seu fim à coluna.

Apesar de ser na prática um ASX reestilizado que foi comercializado no Brasil de 2010 a 2021, o Outlander Sport chegou com status de novo produto. O que deixa sua situação ainda pior, já que como novo modelo, ele não ficou nem dois anos no mercado brasileiro.

O fim de produção do Outlander Sport se deve ao programa Proconve L7. O culpado é o motor 2.0 Flex que não foi adequado para atender a legislação.

O motor flex rendia 170 cv de potência com etanol e 160 cv com gasolina a 6.000 rotações (com ambos os combustíveis). Já o torque fornecido às rodas é de 23 kgf.m com etanol, e de 22 kgf.m com gasolina, sempre a 4.250 rpm. Já a transmissão é a automática CVT INVECS-III.

Descendente direto do ASX, o Outlander Sport tinha a carroceria do ASX, mas com nova dianteira. Na frente, ele tinha novos faróis, grade principal e para-choque que remetia ao irmão Eclipse Cross. O "novo" visual ficava completo com para-lamas e capô exclusivos.

Mitsubishi Outlander Sport - Mitsubishi/Divulgação - Mitsubishi/Divulgação
Mitsubishi Outlander Sport deixou de ser produzido em dezembro de 2021
Imagem: Mitsubishi/Divulgação

Na traseira, a única mudança em relação ao ASX eram as lanternas com novo desenho interno e para-choque.

Por dentro, a única mudança do Outlander Sport em relação ao ASX era o console central que foi alterado para abrigar uma nova central multimídia.

O SUV ainda figura no site comercial da Mitsubishi. São duas versões ainda como ano/modelo 2021/2022. A versão de entrada HPE 4x2 é oferecida por R$ 168.990 e HPE AWD com tração integral tem preço sugerido de R$ 175.990.

Caso você entre numa concessionária da marca e se interessar por um Outlander Sport, a dica é barganhar um bom desconto.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.