Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Além de Strada e Toro: Fiat prepara picape média rival de Hilux e S10
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Oficialmente, ninguém confirma, mas o colega Freire Neto, do site Motores e Ação, adiantou com exclusividade que a Stellantis decidiu lançar a picape Peugeot Landtrek como modelo Fiat. Consultei minhas fontes e confirmei que o lançamento do utilitário, inicialmente previsto para este ano, ficou para 2023 justamente por causa da mudança nos planos.
No entanto, segundo apurei, a versão Peugeot não está 100% descartada e o produto poderá ser comercializado com as duas marcas. Afinal, picapes costumam ser rentáveis e todo mundo quer vendê-las.
Se a Stellantis optar por vender a Landtrek nas concessionárias da Fiat e da Peugeot, a marca italiana será responsável pelo maior leque de versões, indo das básicas manuais até as mais caras com câmbio automático. Já a Peugeot venderia somente a versão topo de linha, sem pedal de embreagem.
Independentemente de qual de qual for rumo tomado, a motorização está definida desde agosto de 2021, que apontei no Autos Segredos antes de me tornar colunista de UOL Carros.
A Fiat/Peugeot Landtrek será equipada com o motor Blue HDI Peugeot 2.0 Turbo diesel com potência de 180 cv a 4.000 rpm e torque de 40,8 kgfm a 2.000 rpm. Dependendo da versão, o propulsor será ligado ao câmbio automático de seis velocidades da Aisin ou manual, também de seis marchas.
A picape será fabricada no Uruguai e virá com tração 4x4 e reduzida, além de capacidade para levar uma tonelada de carga e de rebocar 3,5 toneladas.
Como esta coluna publicou em junho, dentre os itens de segurança da picape estarão alerta de saída de faixa, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, controle de estabilidade para reboque e seis airbags de série.
Para abrir espaço para a futura versão da Landtrek na rede Fiat, a picape Toro deverá perder versões a diesel: somente a versão Ranch deverá continuar a contar com o 2.0 turbodiesel.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.