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S-Way: como será o novo caminhão pesado da Iveco em testes no Brasil
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Não são apenas as novidades de veículos de passeio que esta coluna gosta de desvendar. O mundo dos caminhões também tem lançamentos bem interessantes como o que mostramos hoje. Depois de rodar por cerca de 250 km, flagrei o Iveco S-Way em testes por Minas Gerais.
Ele deverá ser uma das surpresas da marca italiana para a Fenatran, que será realizada em novembro em São Paulo. No entanto, as vendas começarão somente em 2023.
Em forte crescimento no mercado brasileiro, o Iveco S-Way chegará para ampliar a oferta de modelos pesados da marca - que já conta com o Hi-Way e o Hi-Road.
A coluna apurou que o S-Way será vendido inicialmente nas configurações 6x2 e 6x4. Serão quatro configurações 450 6x2, 480 6x2, 540 6x2 e 540 6x4. A motorização será o motor FPT Cursor de 13 litros e seis cilindros em linha.
Já adequado para atender as novas normas de emissões do Programa Proconve, o motor terá inicialmente três faixas de potência. A coluna apurou que as potências já estão definidas: 450 cv, 480 cv e 540 cv. O torque ainda não é conhecido, mas deve ficar em números aproximados de 230 kgfm para primeira faixa de potência, em 245 kgfm para a intermediária e 255 kgfm para o motor mais potente que equipará o S-Way.
Não importando qual faixa de potência e torque, o câmbio será sempre o automatizado ZF de 16 marchas.
Entre os equipamentos de segurança disponíveis estarão controle de estabilidade e tração, aviso de afastamento da faixa de rodagem e frenagem automática de emergência.
O S-Way teve sua carroceria desenhada para aproveitar ao máximo o desempenho aerodinâmico. No seu lançamento na Europa, a Iveco afirmou que suas linhas ajudam a melhorar o consumo de combustível em até 4%.
A boa visibilidade para o motorista fica por conta das janelas das portas em peça única e pelos bons retrovisores. Os faróis serão em Full LED e as luzes de condução diurna em LED. O para-choque é composto por várias peças que devem contribuir para o menor custo de reparo.
No mercado europeu, o caminhão pesado da Iveco recebeu um kit aerodinâmico otimizado e saias laterais com extensões de borracha.
Os protótipos flagrados e avistados pela coluna eram com cabine leito com uma cama e com teto alto. A cabine tem 2,50 metros de largura de 3,80 e 2,25 de comprimento.
R$ 1 bilhão
O S-Way é parte de investimento de R$ 1 bilhão para unidade brasileira anunciado em fevereiro deste ano. O aporte será empenhado até 2025 para novos produtos como o S-Way, adequação da linha atual ao Euro 6 e para o programa Brasil Natural Power para ingresso da marca nos caminhões movidos a GNV (Gás Natural Veicular).
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