Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Fiat Pulse manual: como é a nova versão mais simples e barata do SUV
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Lançado em 2022, o Fiat Pulse chegou com rodas de liga leve e sensor de estacionamento disponível em todas as versões. No entanto, na linha 2023 os equipamentos foram suprimidos para as versões Drive 1.3 manual e CVT. O SUV compacto da marca italiana, ao lado do Renault Duster, são os únicos que ainda oferecem o câmbio manual.
O preço Pulse Drive 1.3 manual é de R$ 95.590 (base Brasília) e para São Paulo o valor passa a ser de R$ 97.922, lembrando que este valor é para opção na cor Preto Vulcano, que não tem custo extra.
Se a opção for pelas cores sólidas Vermelho Montecarlo e Branco Banchisa há custo extra de R$ 983 (base Brasília) e R$ 1.007 para São Paulo. Já se a escolha for pelas cores metálicas Azul Amalfi, Cinza Silverstone ou Prata Bari, o valor adicional fica em R$ 1.977 (Base Brasília) e R$ 2.026 em São Paulo.
Há ainda a tonalidade especial Cinza Strato pelo custo extra de R$ 983 (base Brasília) e R$ 1.007 para São Paulo. Já se a escolha for pelas cores metálicas Azul Amalfi, Cinza Silverstone ou Prata Bari, o valor adicional fica em R$ 1.480 (Base Brasília) e R$ 1.517 em São Paulo.
O Fiat Pulse Drive 2023 tem garantia total de três anos sem limite de quilometragem.
Com a retirada das rodas de liga leve, passou a ser equipado com rodas de aço de 16 polegadas cobertas com calotas. De resto, o SUV compacto da Fiat manteve o mesmo visual de quando chegou em 2021 em maçanetas, retrovisores e rack de teto sem pintura. Os faróis e lanternas em LED também foram mantidos.
O traje SUV se completa com molduras nas caixas de roda e protetores de porta que se estendem por todo o carro, fazendo um só conjunto com a parte inferior dos para-choques - que tem acabamento em preto.
Por dentro o Pulse Drive 1.3 2023 manteve o mesmo padrão de acabamento e os bancos seguem revestidos em tecido em dois tons. Já as forrações de porta são 100% em plásticos rígidos, mas seu desenho e o painel agradam. Com exceção da tampa do porta-luvas desalinhado, não foram notadas outras falhas de encaixe ou rebarbas de acabamento.
A versão de entrada mantém os vidros elétricos nas quatro portas, travas elétricas, alarme antifurto e retrovisores externos com ajustes elétricos. Os itens de conforto incluem direção com assistência elétrica, ar-condicionado automático digital, coluna de direção com ajuste de altura e banco do motorista com regulagem manual de altura.
O Fiat Pulse Drive manual tem central multimídia com tela de 8,4" sensível ao toque. Ela tem espelhamento sem fio para Apple Carplay e Android Auto. Entre suas funções estão comandos de voz, Bluetooth, MP3 e Rádio AM/FM. Há ainda entrada auxiliar e duas portas USB, sendo uma do tipo A e outra C. O volante multifuncional permite comandar o som, telefone e acessar informações do computador de bordo.
Já o sistema de áudio é composto por dois alto-falantes dianteiros e dois traseiros.
Em relação a segurança, a versão de entrada do SUV compacto vem equipado com airbags frontais, laterais, freios com assistência ABS, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, ITPMS para monitoramento da pressão dos pneus e dois pontos de fixação para cadeirinha infantil Isofix. A lista ainda inclui apoios de cabeça e cinto de três pontos para todos os ocupantes.
O Fiat Pulse Drive é equipado com o motor 1.3 Firefly com potência de 98 cv a 6.250 rpm e torque de 13,2 kgfm a 4.250 rpm quando abastecido com gasolina. A potência passa para 107 cv a 6.250 rpm e torque para 13,4 kgfm a 4.000 rpm quando estiver com etanol no tanque. A versão de entrada conta com câmbio manual de cinco marchas.
Em números aferidos pelo Inmetro, a média de consumo do SUV compacto é de 9,1 km/l rodando em circuito urbano e 10,1 km/l em trajeto rodoviário com etanol. A média com gasolina fica em 12,6 km/l na cidade e 14,7 km/l na estrada.
TC+
Desde a versão de entrada o Fiat Pulse vem equipado com o sistema TC+, que ajusta os parâmetros do controle de tração para otimizar a transferência do torque. Na prática, se em uma situação a roda esquerda estiver patinando, ele direciona a força para a da direita para que o carro vença o obstáculo.
O Fiat Pulse tem 4,10 metros de comprimento, 1,58 m de altura, 1,78 m de largura e 2,53 m de entre-eixos. O porta-malas leva 370 litros de bagagens.
O vão livre em relação ao solo é de 19,6 centímetros. O Fiat Pulse tem 20,5º de ângulo de entrada e 31,4º de saída.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.