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Novo Citroën C3 Aircross: futuro rival da Spin vem aí com turbo e 7 lugares
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A Citroën já confirmou aos quatro cantos que o Projeto C-Cubed contempla três novos produtos para o Brasil.
O primeiro foi o novo C3, que estreou em agosto; o segundo será o inédito SUV de sete lugares chamado pelo codinome CC24, que será lançado em 2023.
Já o terceiro veículo será um sedã, que fará sua estreia no Brasil somente em 2024.
Mas o assunto de hoje é o novo SUV da marca, que deverá ser chamado de C3 Aircross, reeditando o nome da versão aventureira da minivan C3 Picasso, que foi vendida no Brasil e já saiu de linha.
Com capacidade para levar até sete ocupantes, o modelo chegará para rivalizar com a Chevrolet Spin, que hoje não tem nenhum concorrente em sua faixa de preço.
O SUV do Projeto CC24 será produzido na fábrica da Stellantis em Porto Real (RJ), sobre a mesma plataforma CMP do C3 - porém, com um pequeno ganho de entre-eixos.
Além da plataforma, o novo SUV de sete lugares compartilhará mais itens com o irmão C3. Do hatch, ele receberá as colunas A e B, portas dianteiras, capô e para-lamas. O para-choque será exclusivo para dar uma nova cara ao novo C3 Aircross.
Nas laterais, apesar de manter as mesmas linhas do C3, as portas traseiras têm tamanho e formato diferentes por conta do novo entre-eixos. Na traseira, a tampa do porta-malas é maior em comprimento e as lanternas ficam praticamente na mesma posição que ocupam no hatch, mas com desenho exclusivo.
Por dentro, o C3 Aircross terá novos bancos e painel redesenhado para abrigar o novo quadro de instrumentos.
Motores do novo Citroën C3 Aircross
O novo SUV de sete lugares da Citroën será o primeiro produto da marca a contar com o motor 1.0 Turbo Flex T200 e câmbio CVT, que serão disponibilizados em versões mais caras.
Nas opções de entrada, ele terá o motor 1.6 EC5 ligado aos câmbios manual ou automático.
O motor 1.0 Turbo Flex T200 manterá os mesmos números de potência e torque dos Fiat Pulse e Fastback.
Com gasolina, são 125 cv de potência a 5.750 rpm e 130 cv a 5.750 rpm quando abastecido com etanol. O torque, não importando o combustível, é de 20,4 kgfm a 1.700 rpm. Esse motor será ligado ao câmbio automático CVT que simula sete marchas virtuais.
Já o 1.6 EC5 de origem PSA tem potência de 113 cv a 6.000 rpm e 15,4 kgfm de torque a 4.250 rpm com gasolina no tanque.
Já com etanol, a potência sobe para 120 cv a 6.000 rpm e o torque chega a 15,6 kgfm a 4.500 rpm. O propulsor pode ser ligado ao câmbio manual de cinco marchas ou ao automático de seis velocidades.
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