Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Citroën prepara lançamento de novo sedã no Brasil em 2024; confira detalhes
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Além do novo C3 e do novo C3 Aircross mostrado pela coluna no dia 28 de dezembro, a Citroën terá um novo sedã no Brasil. O terceiro produto faz parte do programa C-Cubed e é chamado internamente de Projeto CC22.
O início da produção em série ocorrerá no fim do primeiro semestre de 2024 e o sedã deverá ser lançado entre agosto e setembro. Assim como os irmãos do Programa C-Cubed ele será fabricado em Porto Real (RJ).
Ele será o maior produto do Programa C-Cubed flertando com um modelo médio, mas na prática brigará em tamanho com o Volkswagen Nivus. A coluna apurou que o sedã do Projeto CC22 será um pouco menor que o modelo alemão, mas com entre-eixos similar e ganhará na altura.
O modelo já roda em testes no Brasil desde agosto de 2022 ainda na fase de mula todo encaixotado.
As linhas ainda são desconhecidas, mas o protótipo indica que as portas dianteiras serão exclusivas com recorte mais arredondado. A coluna "A" tem caída mais suave ficando diferente dos irmãos C3 e C3 Aircross.
Os três volumes ficam bem evidentes e a coluna "C" também terá caída mais suave e um enorme balanço traseiro.
Ao contrário dos irmãos C3 e C3 Aircross que compartilham muitos componentes, o CC22 terá carroceria exclusiva, o parentesco se dará somente pela mesma plataforma CMP.
Para ilustrar essa reportagem usamos as imagens do Kleber Silva da KDesign.
Motores do sedã CC22
O único motor garantido para o novo sedã da Citroën é o 1.0 Turbo Flex T200 que será usado pelo novo C3 Aircross e já é usado em modelos Fiat. A potência é de 125 cv com gasolina e 130 cv com etanol e torque de 20,4 kgfm comum aos dois combustíveis. Ele será ligado ao câmbio CVT com simulação de sete marchas.
O 1.6 16v EC5 é dúvida por conta do Programa Proconve L8 que entrará em vigor em 2025. No entanto, ele já recebeu muitas alterações para atender o PL7. Caso não seja possível seguir com o motor, a Stellantis tem na manga o 1.3 Firefly para usar nas versões de entrada do CC22.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.