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Citroën prepara lançamento de novo sedã no Brasil em 2024; confira detalhes

Colunista do UOL

05/01/2023 10h12

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Além do novo C3 e do novo C3 Aircross mostrado pela coluna no dia 28 de dezembro, a Citroën terá um novo sedã no Brasil. O terceiro produto faz parte do programa C-Cubed e é chamado internamente de Projeto CC22.

O início da produção em série ocorrerá no fim do primeiro semestre de 2024 e o sedã deverá ser lançado entre agosto e setembro. Assim como os irmãos do Programa C-Cubed ele será fabricado em Porto Real (RJ).

Ele será o maior produto do Programa C-Cubed flertando com um modelo médio, mas na prática brigará em tamanho com o Volkswagen Nivus. A coluna apurou que o sedã do Projeto CC22 será um pouco menor que o modelo alemão, mas com entre-eixos similar e ganhará na altura.

O modelo já roda em testes no Brasil desde agosto de 2022 ainda na fase de mula todo encaixotado.

As linhas ainda são desconhecidas, mas o protótipo indica que as portas dianteiras serão exclusivas com recorte mais arredondado. A coluna "A" tem caída mais suave ficando diferente dos irmãos C3 e C3 Aircross.

Os três volumes ficam bem evidentes e a coluna "C" também terá caída mais suave e um enorme balanço traseiro.

Ao contrário dos irmãos C3 e C3 Aircross que compartilham muitos componentes, o CC22 terá carroceria exclusiva, o parentesco se dará somente pela mesma plataforma CMP.

Para ilustrar essa reportagem usamos as imagens do Kleber Silva da KDesign.

 Projeto Citroën CC22 - Projeção Kleber Silva/KDesign - Projeção Kleber Silva/KDesign
Projeto CC22 dará origem ao terceiro produto do Programa C-Cubed
Imagem: Projeção Kleber Silva/KDesign

Motores do sedã CC22

O único motor garantido para o novo sedã da Citroën é o 1.0 Turbo Flex T200 que será usado pelo novo C3 Aircross e já é usado em modelos Fiat. A potência é de 125 cv com gasolina e 130 cv com etanol e torque de 20,4 kgfm comum aos dois combustíveis. Ele será ligado ao câmbio CVT com simulação de sete marchas.

O 1.6 16v EC5 é dúvida por conta do Programa Proconve L8 que entrará em vigor em 2025. No entanto, ele já recebeu muitas alterações para atender o PL7. Caso não seja possível seguir com o motor, a Stellantis tem na manga o 1.3 Firefly para usar nas versões de entrada do CC22.

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