Topo

Autos Segredos

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Reestilizado e versão inédita: desvendamos o novo Volkswagen Virtus

Volkswagen Virtus 2024 - Volkswagen/Divulgação
Volkswagen Virtus 2024 Imagem: Volkswagen/Divulgação

Colunista do UOL

12/01/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Volkswagen Virtus reestilizado será apresentado nas próximas semanas e contará com uma inédita versão topo de linha batizada de Exclusive. A nova opção será um dos chamarizes da linha reestilizada e será equipada com o motor 170 TSI e câmbio automático.

No fim dos anos 1990, a marca alemã lançou o Santana Exclusiv, assim sem o "e" mesmo. Era uma versão com acabamento mais sofisticado, bancos Recaro, entre outros itens para dar um ar de luxo ao modelo. Pouco mais de duas décadas depois, a Volkswagen adotará a mesma tática com o Virtus 2024.

Por fora, a versão Exclusive deverá adotar acabamentos em cromado - o Virtus indiano dá pistas de como poderá ficar. As rodas terão desenho exclusivo para se diferenciar das demais versões.

O Virtus Exclusive terá bancos revestidos em couro preto e, como já acontece no GTS, não será surpresa se o nome da versão vier estampado no encosto dos bancos dianteiros. A marca também deverá colocar o couro nos apoios de braço das portas. Já o forro do teto também terá tom escuro. A nova versão apostará em requinte para tentar fisgar os órfãos do Jetta 1.4 TSI.

No entanto, a nova versão seguirá o Polo e adotará o motor 1.0 TSI batizado de 170 TSI. O motor tem potência máxima de 109 cv a 5.000 rpm com gasolina e 116 cv a 5.000 rpm com etanol. Já o torque de 16,8 kgfm é válido para os dois combustíveis e está disponível entre 1.750 rpm e 4.250 rpm.

O Virtus 170 TSI terá opções de câmbio manual de cinco marchas e automático de seis. Para os que procuram um Virtus mais forte, a opção continuará a ser a versão GTS equipada com o motor 250 TSI.

VW Virtus 2024 - Volkswagen/Divulgação - Volkswagen/Divulgação
Virtus indiano vendido no México dá pistas da nova versão topo de linha do sedã
Imagem: Volkswagen/Divulgação

Mesmo passando a ser nova versão topo de linha do Virtus 2024, a versão Exclusive não contará com nenhum item de condução autônoma. Na parte de segurança, estarão presentes os quatro airbags (frontais e laterais), freios com assistência ABS, controles de tração e estabilidade e assistente de partida em rampa.

A lista de itens de série do Volkswagen Virtus Exclusive contará com o ar-condicionado digital "Climatronic", sistema "Kessy" - acesso ao veículo sem o uso da chave e botão para partida do motor, sistema de alarme com comando remoto (Keyless), direção elétrica, descanso braço dianteiro, sensor de chuva e crepuscular, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, sistema multimidia "VW Play" tela de 10,1' touchscreen e App-Connect, entre outros itens.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.