Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Peugeot 2008: como será a nova geração que chegará ao Brasil até 2024
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Entre o fim de 2023 e começo de 2024, a Peugeot iniciará a produção da nova geração do 2008 em sua fábrica de El Palomar, na Argentina, de onde já sai o 208. Em comum, os dois são construídos a partir da plataforma CMP.
Protótipos do modelo já rodam em testes no Brasil e na Argentina e por enquanto o SUV é conhecido pelo codinome de P24.
O novo Peugeot 2008 é sonho antigo da marca para o Brasil. Ele chegou a ser cancelado, mas, com a criação da Stellantis, o projeto foi retomado, afinal, o grupo está nadando de braçada na região e não poderia deixar a Peugeot sem novidades.
O novo Peugeot 2008 estreará por aqui com uma leve reestilização visual. A antiga geração produzida no Brasil deixará de ser fabricada.
A nova geração do SUV tem linhas que remetem ao SUV médio 3008. Na dianteira, a grade tem malha em colmeia e o para-choque tem as tradicionais presas de tigre que formam um conjunto com os faróis iluminados por LED com as três barras simulando garras de um felino.
O novo Peugeot 2008 tem as laterais bem vincadas e a linha de cintura alta. A carroceria em duas cores dá um charme a parte para o modelo. Na traseira, as lanternas são horizontais e também remetem ao 3008. Iluminadas por luzes de LED, elas também tem as três barras simulando garras.
Por dentro, o SUV tem quadro de instrumentos e o desenho do painel é bem parecido com o doss irmãos, a central multimídia fica destacada e abaixo ficam posicionadas as saídas de ar centrais. Os comandos do ar-condicionado remetem aos usados por aviões.
O futuro SUV argentino tem 4,30 metros de comprimento, 2,65 m de entre-eixos, 1,77 m de largura e 1,55 m de altura. O porta-malas tem capacidade para levar até 434 litros de bagagens.
Em relação a segurança, desde a versão de entrada, o novo 2008 será equipado com seis airbags de série. A lista ainda terá os obrigatórios freios ABS, controles de tração e estabilidade, sistema ISOFIX, entre outros itens.
Inicialmente, o novo Peugeot 2008 terá somente o motor 1.0 Turbo Flex T200 ligado ao câmbio CVT com simulação de sete marchas virtuais. A potência com gasolina será de 125 cv a 5.750 rpm e torque de 20,4 kgfm a 1.700 rpm. Com etanol, a potência passa para 130 cv a 5.750 rpm e torque de 20,4 kgfm a 1.700 rpm.
Como a coluna antecipou no dia 24 de novembro, o motor Turbo fará sua estreia na linha Peugeot com o novo 208. A versão elétrica do 2008 vendida atualmente continuará a vir importada da Europa.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.