Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Nova Ram feita no Brasil terá motor de Toro; veja detalhes da picape
![Ram monobloco fará sua estreia com o motor 2.0 Turbo que terá mais torque - Pedro Franco](https://conteudo.imguol.com.br/c/colunas/6e/2023/03/20/flagra-ram-monobloco-1679315272858_v2_900x506.jpg)
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
A Ram se prepara para lançar sua primeira picape produzida no Brasil ainda em 2023. No entanto, a falta de semicondutores assombra novamente a indústria automotiva e a estreia da picape monobloco deverá ocorrer somente no segundo semestre. Cotado para equipar a caminhonete, o motor 2.2 Turbo Diesel está descartado e a Stellantis estuda adotar um motor 2.4 Turbo Diesel da mesma família.
A coluna apurou, porém, que a engenharia da Stellantis optou por lançar a picape Ram monobloco com o motor 2.0 Turbo Diesel atual que já equipa a Fiat Toro e os Jeep Compass e Commander. No entanto, o motor terá ganho de torque, ficando com números acima dos 38 kgfm do Commander.
A potência será mantida em 170 cv. O motor diesel será ligado ao câmbio automático de nove marchas e a tração 4x4.
Além dele, a picape será a responsável pela estreia do novo motor 2.0 GME, que chegará com tecnologia flex no Brasil e potência acima dos 260 cv. Assim como o diesel, o câmbio será o automático de nove marchas e a tração 4x4. Esse conjunto será lançado em um segundo momento.
Outra novidade apurada pela coluna é que os nomes 1200 e Dakota foram descartados e a picape terá nome ainda desconhecido.
A Ram monobloco será o maior modelo produzido em Pernambuco e ficará com medidas acima dos 5 metros - a largura será ligeiramente maior às do Jeep Commander. A altura ainda é desconhecida, mas a picape terá um vão livre invejável segundo uma fonte.
Em termos visuais, a Ram monobloco terá as portas dianteiras com o mesmo formato do Commander, porém, com novas estampagens para ficar com as conhecidas linhas retilíneas da marca do carneiro. Na dianteira, a grade será filetada e os faróis bem estreitos.
Na traseira, as laterais da caçamba serão bem altas para que a picape tenha maior capacidade volumétrica que a irmã Toro.
Por dentro, a picape terá painel com algumas linhas herdadas do Commander, mas sem central multimídia flutuante, que dependendo da versão poderá ser horizontal ou vertical.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.