Topo

Autos Segredos

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Novo Peugeot 2008: descobrimos detalhes da geração que estreia em 2024

Flagra protótipo novo Peugeot 2008 - Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Flagra protótipo novo Peugeot 2008 Imagem: Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Colunista do UOL

29/03/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Já vendido em sua versão elétrica importada da Europa, o novo Peugeot 208 a combustão será produzido na Argentina entre o fim de 2023 e começo de 2024. A estreia no Brasil deve ocorrer no primeiro semestre do próximo ano.

Chamado de Projeto P24, o novo Peugeot 2008 chegará ao mercado com motor 1.0 Turbo Flex que já equipa os Fiat Pulse e Fastback. Assim como os "primos", ele será ligado ao câmbio CVT que simula sete marchas virtuais.

O motor chamado de T200 rende 125 cv de potência a 5.750 rpm e 130 cv a 5.750 rpm com etanol, não importando qual combustível o torque é sempre de 20,4 kgfm a 1.700 rpm.

O novo Peugeot 2008 chegará ao mercado brasileiro com visual levemente retocado. Na dianteira, ele receberá novo para-choque com grade inspirada na do novo 408. Na traseira, somente o para-choque terá leve mudança.

Por dentro, o protótipo ainda ostentava o painel sem mudanças com a central multimídia flutuante. O que deve continuar no modelo reestilizado, o que deve mudar será somente novas opções de cobertura dos bancos.

O flagra mostra que os freios a disco nas quatro rodas serão mantidos no novo Peugeot 2008 argentino. As rodas eram as de 17" da versão Allure vendida na França. Mas é claro que, em versões térmicas, o SUV será vendido com rodas de liga leve de 16" - são cotadas até versões com rodas de aço e calotas.

A nova geração do Peugeot tem 4,30 metros de comprimento, 1,77 m de largura, 1,55 m de altura e 2,60 m de entre-eixos.

Segurança

O novo Peugeot 2008 terá algumas simplificações em relação ao europeu em relação ao acabamento. No entanto, a segurança manterá os seis airbags de série em todas as versões, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, entre outros.

Em versões mais caras ele terá alerta e correção de permanência em faixa, alerta de colisão e frenagem de emergência, farol alto adaptativo, reconhecimento de placas de velocidade e detector de fadiga.