Topo

Autos Segredos

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Chevrolet Montana: mostramos como é a versão 1.2 LT Manual

Chevrolet Montana 1.2 LT Manual - Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Chevrolet Montana 1.2 LT Manual Imagem: Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Colunista do UOL

14/04/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

No lançamento da nova Montana, como é de praxe na indústria, a Chevrolet focou em mostrar a versão topo de linha Premier na apresentação para a imprensa especializada. As demais versões só foram exibidas em uma única foto no configurador comercial da marca.

Por isso, a coluna foi procurar nas concessionárias da marca em Belo Horizonte (MG) as versões mais básicas da picape. Em nossa busca, achamos a Montana 1.2 LT Manual. A 1.2 Turbo, de entrada, ainda não tinha sido distribuída na capital mineira.

Lançada em fevereiro, a picape já teve seu primeiro aumento de preços e agora a versão LT custa R$ 123.790 - ante os R$ 121.990 pedidos no lançamento.

Painel da nova Montana - Marlos Ney Vidal/Autos Segredos - Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Chevrolet Montana LT tem central MyLink com tela de oito polegas
Imagem: Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

A Chevrolet Montana 1.2 Turbo LT pode ser considerada a versão topo de linha com câmbio manual. No visual externo, ela não tem faróis auxiliares, nem faróis em LED como na versão Premier. A grade também não tem a barra cromada em grafite da versão mais cara, mas tem uma barra cromada unindo os faróis. Já seus elementos filetados são em preto.

Vista de lado, a Montana 1.2 LT manual tem o acabamento em preto nas colunas das portas, maçanetas e retrovisores recebem a mesma cor da carroceria. As rodas são de liga de 16 polegadas com acabamento em grafite.

Montana - Marlos Ney Vidal/Autos Segredos - Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Bancos da Montana LT são revestidos em tecido
Imagem: Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Na traseira, nenhuma mudança em relação a Premier, as lanternas seguem unidas pelo acabamento em Black Piano. No entanto, a versão LT fica devendo sensor de estacionamento traseiro. A caçamba conta com protetor e há ainda a capota marítima.

Ainda segundo a marca americana, a tampa da caçamba tem alívio de peso na subida e na descida. De fato, ela desce bem suave, mas a peça ainda tem certo peso para subir. Sua abertura é elétrica.

Por dentro, a Chevrolet Montana tem bancos revestidos em tecido com costuras em laranja. O acabamento interno é inteiramente em plástico rígido que apresenta boa montagem. A central multimídia com tela de 8 polegadas mantém o acabamento unindo o quadro de instrumentos.

Chevrolet Montana 1.2 LT - Marlos Ney Vidal/Autos Segredos - Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Chevrolet Montana 1.2 LT pode levar até 628 quilos de carga
Imagem: Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Itens de série

A lista de itens de série da Montana 1.2 LT manual é bem servida e ela vem com ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos nas quatro portas, travas elétricas, alarme anti-furto, acendimento automático dos faróis através de sensor crepuscular, volante multifuncional, câmera de ré, espelhos retrovisores externos elétricos, entre outros.

Em relação a segurança, são seis airbags de série, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, sistema de fixação de cadeiras para crianças ("Isofix") e ("Top Tether").

Montana - Marlos Ney Vidal/Autos Segredos - Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Bancos da Montana LT são revestidos em tecido
Imagem: Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Tecnologia

Na parte de tecnologia, a picape tem o sistema OnStar, conectividade Chevrolet e Wi-Fi. O sistema multimídia é o Chevrolet MyLink com tela de oito polegadas com integração com smartphones através do Android Auto e Apple Carplay, rádio AM/FM, função áudio streaming e Bluetooth para até 2 celulares simultaneamente. O sistema permite projeção em cabo, no entanto falta carregador por indução. Há ainda entradas USB dupla - tipo A e tipo C.

Já o sistema de áudio é composto por quatro alto-falantes.

Motor da nova Montana manual

A Chevrolet Montana LT tem o mesmo motor 1.2 Turbo Flex das demais versões. Ele fornece potência de 132 cv a 5.500 rpm e torque de 19,4 kgfm a 2.000 rpm com gasolina no tanque. Com etanol, a potência é de 133 cv a 5.500 rpm e torque de 21,4 kgfm a 2.000 rpm. O câmbio é o manual de seis marchas.

Chevrolet Montana 1.2 Turbo LT Manual  - Marlos Ney Vidal/Autos Segredos - Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Chevrolet Montana 1.2 LT Manual
Imagem: Marlos Ney Vidal/Autos Segredos