Topo

Autos Segredos

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Yaris Cross? O que esperar do novo SUV compacto da Toyota no Brasil

Plataforma DNGA do Grupo Toyota - Toyota/Divulgação
Plataforma DNGA do Grupo Toyota Imagem: Toyota/Divulgação

Colunista do UOL

22/04/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Toyota confirmou que fará um aporte de R$ 1,7 bilhão para lançar um novo modelo híbrido flex no Brasil. O modelo será produzido em Sorocaba (SP) e fará sua estreia no fim de 2024. Com sua chegada, o Yaris vendido nas carrocerias hatch e sedã darão adeus ao mercado.

O novo SUV compacto híbrido flex da Toyota será construído a partir de uma versão simplificada da plataforma Toyota New Global Architecture (TNGA). Chamada de Daihatsu New Global Architecture, ou DNGA, ela tem processo produtivo mais simples e aços não tão sofisticados.

O modelo é desenvolvido pela Daihatsu e será vendido no Brasil com a marca Toyota sendo destinado a 22 países da América Latina. O produto será um SUV inédito e não descende do Yaris Cross, mas ele poderá herdar o nome. A marca não confirma, mas a nova arquitetura poderá dar origem a uma nova família de compactos, um sedã já está em estudos para ser lançado no Brasil, hatch ainda é dúvida.

O inédito SUV híbrido flex da Toyota terá motor 1.5 Flex ligado a um motor elétrico. A marca deverá apostar numa versão híbrida plug-in que é o passo seguinte depois de já vender as versões híbridas convencionais do Corolla e Corolla Cross.

Em relação ao tamanho, o novo SUV da Toyota que por enquanto é chamado de Projeto D90B ou Next-B terá medidas próximas ao Yaris Cross vendido na Europa. Assim, o modelo deverá ter 2,56 metros de entre-eixos, 4,18 m de comprimento, 1,76 m de largura e 1,56 m de altura.

700 vagas

No próximo ano, quando o SUV entrar em produção, a Toyota fará a contratação de 700 funcionários para atuar em sua linha de fabricação.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.