Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Flagra: novo SUV da Renault já roda em versão final no Brasil; veja imagens
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Como a coluna publicou ontem, a Renault se prepara para encerrar a produção do Stepway e do Logan para dar início a sua nova fase no Brasil com o lançamento de seu novo SUV. A produção começará no último trimestre de 2023, mas a chegada só ocorrerá em 2024.
Depois de rodar com vários protótipos usando o Dacia Stepway como mula de testes, a engenharia da Renault começa a avaliar protótipos do novo SUV com carroceria final e também com todas suas peças de acabamento definitivas.
O novo SUV compacto da Renault será o responsável pela estreia da plataforma CMF-B na fábrica de São José dos Pinhais (PR). Ele também dará origem a outro modelo de porte maior.
O uso do Dacia Stepway como mulas de testes tem uma explicação simples. O modelo a ser produzido no Brasil usará todo o monobloco do europeu, mantendo inclusive as mesmas portas. O que mudará é a nova frente, que ficará mais alta para dar a cara de SUV e a traseira com nova tampa do porta-malas e lanternas.
A receita já foi usada por outros fabricantes e reduz custos para desenvolver um novo produto.
Por dentro o novo modelo da Renault, que por enquanto é chamado de Projeto HJF, terá mudança completa em relação ao Dacia Stepway. Bancos, forros de porta e painel serão exclusivos. O SUV terá inclusive central multimídia com tela flutuante.
Segurança
A nova plataforma CMF-B permitirá à Renault um reforço na segurança. O novo SUV deverá ter de série seis airbags em todas as versões, os obrigatórios freios ABS com EBD, controles de tração e estabilidade e assistente de partida em rampa estarão presentes. Alertas de ponto cego também estarão presentes.
A nova base também deve permitir a adoção de alguns itens de auxílio à condução como frenagem automática de emergência, alerta de mudança e correção de permanência em faixa, entre outros itens.
O SUV compacto da marca francesa terá motor 1.0 Turbo Flex TCe com cerca de 130 cv de potência e torque na casa dos 20 kgfm. O câmbio será um automatizado de dupla embreagem.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.