Volvo testa ônibus elétrico BZL em Curitiba
A prefeitura de Curitiba, Paraná, abrirá uma licitação em 2024 para a compra de 70 ônibus elétricos para modernizar o transporte público da cidade. A administração da cidade já tem empenhado R$ 200 milhões que serão usados também para obras de infraestrutura. De olho neste filão, a Volvo Ônibus iniciou na semana passada testes de demonstração do BZL, seu ônibus elétrico, aliás, o modelo também será avaliado na cidade de São Paulo.
O ônibus elétrico da Volvo será avaliado em rotas em condições reais de uso transportando passageiros durante 30 dias. Ele também será avaliado em rotas convencionais da capital paranaense, mas por questões estruturais, ele rodará sem passageiros.
O Volvo BZL rodará em período diurno, sendo recarregado à noite na garagem da Viação Sorriso, que será a responsável pela avaliação do ônibus elétrico.
Uma das regras do edital publicado pela URBS que gerencia o transporte público de passageiros da capital paranaense é justamente a avaliação do modelo elétrico em condições reais de uso.
Nas avaliações em condições reais, a URBS poderá avaliar o consumo de energia, autonomia, nível de ruído e o desempenho do veículo na topografia da cidade.
"Curitiba é onde fica nossa fábrica e nossa sede no continente. Temos uma longa parceria com a cidade no desenvolvimento de ônibus para o sistema de transporte de passageiros, que virou referência no mundo em BRT (Bus Rapid Transit), com os articulados e biarticulados Volvo. Tenho certeza de que com os ônibus elétricos seguiremos esse mesmo caminho bem-sucedido. Esses veículos representam mais um passo em nossa jornada para a descarbonização. Temos uma 'visão zero' - zero emissões, zero ruído, zero acidentes e zero congestionamentos - e estamos totalmente comprometidos com a sustentabilidade no transporte de passageiros", declara André Marques, presidente da Volvo Buses na América Latina.
A unidade avaliada na cidade de Curitiba (PR) é um Volvo BZL Elétrico com chassi 4x2 destinado a operações urbanas e metropolitanas. O coletivo elétrico conta com baterias de íon lítio de 94 kWh, sendo que o veículo da demonstração de Curitiba conta com quatro baterias.
Ele é impulsionado por um motor elétrico de 200 kW e torque de 425 Nm. A Volvo diz que todos os componentes do chassi e do trem-de-força do BZL foram desenvolvidos pela marca. A autonomia pode chegar até 300 quilômetros.
O Volvo BZL foi construído para atender todos os padrões da URBS, sendo equipado também com sistema de ar-condicionado. O ônibus elétrico da Volvo tem 12,6 metros de comprimento e pode levar até 80 passageiros.
Um dos diferenciais do Volvo BZL é que ele está apto para ativar o serviço de Controle Automático de Velocidade. Usando o GPS, ele consegue identificar com exatidão a área de circulação e reduzir a velocidade automaticamente em locais críticos para evitar acidentes como pequenas colisões e atropelamentos.
O chassi usado na demonstração em Curitiba, Paraná, é uma unidade importada. Mas a Volvo Ônibus confirmou à coluna que eles serão produzidos em sua fábrica instalada na capital paranaense. Para que isso ocorra, ainda falta definir detalhes de sua produção, como por exemplo, se eles dividiram a linha de montagem com os modelos térmicos ou se terão ala própria.
Novos modelos de elétricos
A marca sueca também confirmou que terá novos modelos de coletivos elétricos, entre as novidades estarão o MIDI (Micrão), Padron Piso Alto, Articulado e Biarticulado.
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