Como novo motor coloca Peugeot 208 na briga com Onix, Polo e HB20
Cobrado desde seu lançamento em 2020, a motorização turbo é novidade do Peugeot 208 2024, que ganha propulsor que já é utilizado nos primos Fiat Pulse, Fastback e Strada.
A chegada do Peugeot 208 Turbo 200 o coloca em pé de igualdade para disputar os consumidores do cobiçado segmento de B-hatchs. Se antes o 208 não era candidato justamente por contar somente com motores aspirados, agora clientes de Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e Volkswagen Polo já podem olhar o 208 de outra maneira.
O hatch chega nas versões Allure vendida a R$ 99.990, Style comercializada por R$ 109.990 e na topo de gama Griffe, com preço público sugerido de R$ 114.990. Os valores deixam o hatch francês com posicionamento abaixo de seus principais concorrentes e, dependendo da versão, a lista de itens de série também é mais atrativa.
Motor do Peugeot 208 Turbo
O motor mantém os mesmos números dos modelos da Fiat, assim são 130 cv de potência com etanol a 5.750 rpm e 125 cv de potência com gasolina também a 5.750 rpm. O torque é de 20,4 kgfm a 1.750 rpm comum aos dois combustíveis. Ele é ligado ao câmbio automático CVT que simula sete marchas virtuais.
O Peugeot 208 é outro carro com o motor Turbo 200. Não falta bom desempenho em aceleração e também em retomadas de velocidades. Nem mesmo em baixas rotações, o motor deixa a desejar. E poderia ser ainda melhor se não fosse a progressividade do câmbio CVT.
A boa suspensão com acerto mais firme foi mantida na motorização Turbo 200 mantendo a boa dirigibilidade do Peugeot 208 que é um dos seus pontos fortes mesmo nas versões aspiradas. Na pista mesmo quando abusava na aceleração, o hatch está sempre na mão do condutor.
Ao apertar a tecla Sport, o 208 Turbo 200 fica ainda mais arisco. Apesar de ter a simulação de sete marchas, o hatch não conta com aletas no volante para trocas de marchas manuais.
Em relação a desempenho, o Peugeot 208 Turbo não fica devendo em nada aos concorrentes com a mesma motorização. A aceleração de 0 a 100 km/h é 9 segundos com etanol e 9,2 segundos com gasolina. Já a velocidade máxima é de 206 km/h.
O consumo aferido pelo Inmetro é de 8,3 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada quando abastecido com etanol. Com gasolina, a média urbana fica em 12 km/l e a rodoviária é de 13,6 km/l.
Na linha 2024, o Peugeot 208 Turbo não teve alterações visuais, isso será novidade para a linha 2025. A única novidade fica por conta das rodas de 17" calçadas com pneus de medidas 205/45 R17 que são exclusividade da versão Style. As demais opções turbo seguem com as rodas de 16".
Por dentro também não há novidades, o Peugeot 208 mantém o acabamento com plásticos em poliuretano. O desenho agrada e não há rebarbas.
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Quero receberO hatch trata bem os ocupantes dos bancos dianteiros. Os comandos estão todos à mão do condutor. Atrás, o espaço interno não é dos melhores e é necessário tomar cuidado ao entrar no carro para não bater a cabeça na coluna do teto.
Um dos pontos negativos do Peugeot 208 é o porta-malas com apenas 265 litros de bagagens.
Bem equipado
Desde a versão Allure, a mais em conta da linha Turbo 200, o Peugeot 208 2024 vem equipado com ar-condicionado digital, direção elétrica, vidros elétricos, travas elétricas, alarme, central multimídia com tela de 10", controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, quatro airbags, freios com assistência ABS, entre outros itens.
Itens do pacote Drive Assist que inclui alerta de colisão, frenagem de emergência automática, farol alto adaptativo, reconhecimento automático de sinalização de velocidade, detector de fadiga e alerta e correção de permanência em faixa estão disponíveis somente na versão Griffe.
Para fidelizar seus novos clientes, a marca também lança o Peugeot Confiance que entre os vários serviços, oferece as três primeiras revisões por R$ 532.
As mudanças no Peugeot 208 2024 são positivas e o hatch está apto a alçar voos mais altos no mercado brasileiro.
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