Fastback Abarth: por que novo esportivo é diversão garantida ao volante
O Fastback Abarth Turbo 270 já pode ser considerado o modelo mais divertido da marca vendido atualmente no mercado brasileiro. Segundo carro da divisão esportiva da Fiat no Brasil, o SUV cupê chega ao mercado com preço sugerido de R$ 159.990.
O motor 1.3 Turbo Flex 270 é o mesmo da Limited Edition, que teve seu preço reduzido para R$ 154.490. São 185 cv de potência com etanol e 180 cv com gasolina. O torque é de 27,5 kgfm não importando qual combustível. Já o câmbio é o automático de seis marchas. O SUV faz de 0 a 100 km/h em apenas 7,6 s.
No entanto, apesar do mesmo coração, o Fastback Abarth Turbo 270 oferece uma condução mais divertida, o que justifica receber o Escorpião da Abarth. Afinal ele recebeu ajustes no sistema de suspensão, rodas exclusivas e controles eletrônicos com ajustes para uma condução esportiva.
A engenharia da marca fez alterações nas suspensões para que o Fastback Abarth ganhasse mais estabilidade. Para tal, a altura foi reduzida em 5 mm em relação às versões convencionais. As molas também estão mais rígidas e o conjunto dianteiro recebeu nova geometria. Com as mudanças a rolagem da carroceria em curvas diminui 7%.
Com intuito de também oferecer melhor estabilidade, as rodas estão mais largas, ficando com 7,5 polegadas. De 18 polegadas elas são calçadas com pneus de medidas 215/45 R18. O Fastback Abarth está mais firme, mas o bom conforto a bordo está mantido.
Na pista, a boa estabilidade do SUV aparece nas curvas de alta mesmo quando se abusava do acelerador. Vale ressaltar que os recursos eletrônicos como controles de tração e estabilidade que receberam ajustes esportivos contribuem para o bom comportamento.
O Fastback Abarth é bom em acelerações e retomadas de velocidades. Já com tecla Poison acionado, o gerenciamento eletrônico estica mais as marchas para priorizar a aceleração. As respostas do acelerador também ficam 49% mais rápidas que o modo padrão. O SUV fica mais arisco e ainda mais divertido de dirigir.
Na pista simulamos frenagem de emergência e o SUV para bem do mesmo jeito que anda. Mas a marca peca em não oferecer freios a disco nas rodas traseiras.
Outra mudança que fará a alegria dos compradores do Fastback Abarth é a saída dupla de escapamento que deixa o ronco do motor ainda mais chamativo para quem ouve de fora ou de dentro do carro.
Em termos visuais, o Fastback Abarth tem visual mais esportivo que o Pulse com chancela do escorpião. As molduras dos para-lamas na cor da carroceria com um pequeno aplique em preto deixam o visual menos carregado, que completa a ausência das características faixa da divisão esportiva. Para quem quiser a decoração com adesivos, elas serão oferecidas como acessórios Mopar.
A identificação Abarth no visual externo fica pela grade e logo do escorpião na frente, que é replicado nos para-lamas dianteiros e nas calotinhas das rodas. Na traseira, o nome Abarth fica estampa no centro da tampa do porta-malas, que recebeu um discreto aerofólio funcional.
Por dentro, os acabamentos da versão esportiva são em tons escuros. Os bancos são revestidos em material sintético e os encostos dianteiros recebem o escorpião em alto-relevo. Mas não há ajustes elétricos nem para o motorista.
O painel recebe uma placa da Abarth e o volante conta com o escorpião da marca no centro. O bom acabamento se mantém, mas há deslizes como a tampa do porta-luvas que segue desalinhada.
Há quadro de instrumentos de 7" digital que muda a visualização com a tecla Poison acionada. Já a central multimídia tem tela de 10,1".
Entre os itens de série estão ar-condicionado digital, direção elétrica, Fiat Connect ME, vidros e travas elétricas, alarme, carregador de celular por indução, entre outros itens.
Já no quesito segurança, são quatro airbags, sendo dois frontais e dois laterais, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa e freios com assistência ABS e EBD.
Na parte de tecnologia ADAS, o Fastback Abarth conta com alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa com correção ativa e comutação automática do farol alto.
A Fiat estima que venderá cerca de 350 unidades mensais do Fastback Abarth - que devem ser facilmente alcançadas, afinal, a versão Limited Edition já era uma das mais vendidas da gama.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.