Autos Segredos

Autos Segredos

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemCarros

Corolla Cross picape: o que já sabemos sobre novo carro da Toyota no Brasil

A coluna apurou que a Toyota trabalha no desenvolvimento de uma picape monobloco derivada do Corolla Cross. Assim como o SUV, ela será produzida a partir de 2026 na fábrica da marca japonesa em Sorocaba (SP).

A caminhonete será monobloco e contará com a plataforma TNGA do Corolla Cross. Internamente é chamada de picape do Corolla Cross.

Apesar de compartilhar a plataforma TNGA com o SUV, a picape do Corolla Cross terá dimensões maiores, seu entre-eixos deverá ficar na casa dos 2,80 metros.

As imagens que ilustram este artigo foram produzidas e cedidas pelo designer Kleber SIlva do KDesign. Elas são meramente ilustrativas e não correspondem ao modelo final.

Para se distanciar do Corolla Cross, a picape monobloco que chegará para encarar Fiat Toro e Chevrolet Montana, terá frente exclusiva.

Estampagens das portas dianteiras e das laterais devem seguir o desenho do SUV. Na traseira, a tampa terá abertura convencional.

No interior, o parentesco com o Corolla Cross ficará por conta do painel que deve ser praticamente o mesmo, mas a picape monobloco da Toyota terá freio de estacionamento eletrônico com função Auto Hold. Bancos deverão ser exclusivos para a picape.

Projeção da picape do Toyota Corolla Cross
Projeção da picape do Toyota Corolla Cross Imagem: Projeção | KDesign | Kleber Silva | Behance

Motores da Corolla Cross picape

Em versões de acesso, a picape do Corolla Cross terá o motor 2.0 Dynamic Force que entrega 177 cv de potência com etanol e 169 cv de potência com gasolina. Já o torque é de 21,4 kgfm não importando qual combustível. O câmbio será o automático CVT

Continua após a publicidade

Já em versões mais caras, terá um conjunto híbrido composto pelo motor 2.5 e dois elétricos que equipam o RAV4 Hybrid. Mas terá mudanças nos valores de potência e torque porque ele passará a ser flex e híbrida plug-in.

No RAV4, bebendo só gasolina, este motor entrega 178 cv de potência e 22,5 kgfm de torque, enquanto o elétrico rende 120 cv de potência e torque de 20,6 kgfm. A potência combinada é de 222 cv.

Já o câmbio será o Transaxle CVT que simula sete marchas. Assim como o SUV, a picape do Toyota Corolla Cross terá tração AWD com seletor de terreno.

Plataforma Toyota TNGA servirá de base para a futura picape monobloco da marca japonesa
Plataforma Toyota TNGA servirá de base para a futura picape monobloco da marca japonesa Imagem: Toyota/Divulgação

Segurança

A lista de itens de segurança seguirá a do Corolla Cross, com seis airbags, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, sistema de fixação Isofix para cadeirinha infantil, entre outros itens.

Continua após a publicidade

Todas as versões da picape também contarão com o pacote Toyota Safety Sense que agrega sistema de Pré-Colisão Frontal (PCS), sistema de Alerta de Mudança de Faixa (LDA) e controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC).

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Siga o UOL Carros no

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes