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Citroën Basalt: o que já sabemos sobre o novo SUV cupê da marca francesa

A Citroën revelou o visual final do SUV Coupé Basalt, que fará sua estreia no Brasil no último trimestre de 2024. A coluna apurou que a produção comercial se iniciará entre agosto e setembro.

O Basalt é o terceiro produto do Programa C-Cubed, que deu origem aos novos C3 e C3 Aircross. Assim como os irmãos, ele será produzido em Porto Real (RJ).

Começando pela motorização, o Citroën Basalt que estreará como linha 2025 terá como padrão o motor 1.0 Turbo Flex 200 e o câmbio CVT, que simula sete marchas

Como o motor do C3 Aircross já está apto a atender o Proconve L8, as potências se mantém, sendo 130 cv com etanol e 125 cv de com gasolina. O torque é sempre de 20,4 kgfm, não importando o combustível.

Citroën Basalt
Citroën Basalt Imagem: Citroën/Divulgação

A marca estuda uma opção mais incrementada para o Brasil. No caso, ela teria o motor 1.3 Turbo Flex 270 de 185 cv e torque de 27,5 kgfm. O câmbio seria o automático de seis marchas.

Caso o fabricante opte por lançar esta opção, ela poderá ter teto solar panorâmico e acabamento mais refinado.

Como é o Basalt?

O Citroën Basalt tem linhas modernas e seu desenho final mostra como um carro que nasceu do zero para ser cupê pode ser bonito e harmonioso.

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O SUV tem praticamente a mesma frente do C3 Aircross, com alguns detalhes visuais exclusivos. O para-choque é da cor da carroceria, sem o aplique em preto brilhante abaixo da grade como no C3 Aircross. Há ainda apliques em cromados nas entradas de ar para dar mais sofisticação.

De lado, apesar de manter as mesmas estampagens das portas do C3 Aircross, o Basalt tem as caixas de rodas com desenho mais quadrado e as molduras seguem o desenho, dando um visual bem mais interessante ao SUV. A porta traseira muda e o seu desenho casa perfeitamente com a caída do teto.

Citroën Basalt
Citroën Basalt Imagem: Citroën/Divulgação

Na traseira, o Basalt terá a tampa do porta-malas integrada ao vidro. A tampa é bem vincada e um aerofólio estampado na lataria dá um charme ao conjunto. As rodas de liga leve também têm desenho bem interessante.

As lanternas têm desenho exclusivo, invadindo discretamente a tampa do porta-malas. O para-choque conta com pintura seguindo a carroceria somente nas extremidades. A parte inferior tem acabamento em preto brilhante no modelo de apresentação, mas a versão de produção dificilmente seguirá por esse caminho.

A Citroën não revelou imagens do interior do Basalt, mas a coluna apurou que ele seguirá o que já é visto no C3 Aircross - com alguns aperfeiçoamentos. O ar-condicionado deverá ser digital em versões mais caras e a chave finalmente será do tipo canivete.

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As forrações de porta seguem idênticas às do irmão. O que deve mudar são os comandos dos vidros elétricos traseiros, que devem ir para as portas.

Em relação aos itens de segurança, terá quatro airbags, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, freios ABS com EBD, sistema de fixação Isofix para cadeirinha infantil, entre outros itens. No entanto, não deverá contar com nenhum item de tecnologia ADAS.

O Citroën Basalt deverá ser comercializado somente nas versões Feel e Shine.

Adeus ao C4 Cactus

A chegada do novo SUV colocará fim na história do C4 Cactus vendido no Brasil. Ele seguirá em produção até o fim de 2024, mas não será mais fabricado a partir de 2025.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

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