Honda ZR-V vai mal em vendas e ganha descontos para tentar desencalhar
Ao lado da Toyota, a Honda é uma das poucas marcas que não oferece bônus para os seus modelos. No entanto, o fabricante está comercializando o ZR-V com condições especiais para pagamentos à vista.
Os baixos números de venda do ZR-V explicam o movimento da marca japonesa. No lançamento, em outubro, a expectativa era vender cerca de mil unidades mensais do SUV. No entanto, os números no primeiro quadrimestre de 2024 comprovam que a meta está bem longe de ser atingida. De janeiro a abril, foram emplacadas 1.949 unidades, o que dá uma média mensal de 487 exemplares.
Algumas revendas vão além do bônus de R$ 10 mil - no caso, valorizando mais o usado que entrou na troca em até R$ 20 mil. O preço final do SUV fica em R$ 204.500, ante aos R$ 214.500 do preço sugerido. Dependendo da loja, há ainda o IPVA 2024 grátis.
Outra ação é a de venda do Honda ZR-V pelo preço de frotista para pessoa física, com o SUV sendo faturado por R$ 200 mil. Algumas lojas ainda oferecem o SUV financiado por esse valor, com entrada de 60% e saldo em 36 parcelas sem juros.
A coluna consultou a Honda, que confirmou a ação comercial para o SUV no mês de maio. A marca se justifica dizendo que, no segmento do ZR-V, os competidores também fazem ações especiais de varejo.
No entanto, conversando com fontes do mercado, que afirmam que o maior concorrente do ZR-V atualmente é o irmão HR-V.
Isso bate com o que o jornalista Marcus Celestino apontou na matéria de apresentação do ZR-V, lá em outubro no portal Autos Segredos. Na época, fontes confidenciaram a ele que a marca estaria com receio que um puxasse o tapete do outro.
Passados cinco meses da apresentação do SUV, a situação se reflete nas lojas da marca. O cliente chega na loja para ver o ZR-V e ao lado tem o HR-V Touring, que custa R$ 14.700 a menos e oferece mais equipamentos e melhor desempenho devido ao motor 1.5 Turbo Flex.
Uma das poucas vantagens do ZR-V sobre o irmão são os quatro centímetros a mais de distância de entre-eixos. Mas ele peca ao oferecer o motor 2.0 que só bebe gasolina. Não oferecer a possibilidade de escolha do flex - o que, nos dias atuais, é uma falta grave.
A situação ainda piora se o cliente olhar para a concorrência, com SUVs híbridos sendo comercializados pelo mesmo valor do Honda ZR-V.
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