Autos Segredos

Autos Segredos

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemCarros

Citroën Basalt terá motor conhecido para ser o SUV mais barato do Brasil

O Citroën Basalt deve ter sua produção comercial iniciada nas próximas semanas.

A estreia ocorrerá entre agosto e setembro. A novidade, apurada com exclusividade por esta coluna, é que o SUV Coupé terá motores 1.0 Firefly, aspirado, e 1.0 Turbo Flex 200 - o primeiro é um velho conhecido dos brasileiros e já equipa Fiat Argo e Cronos, Citroën C3 e Peugeot 208.

Com motor 1.0 Firefly, o Basalt deverá se posicionar como o SUV mais barato do mercado brasileiro.

A Citroën poderá dar sua cartada mais certeira com os carros do Programa C-Cubed. Afinal, o carro tem linhas bonitas, um bom espaço interno já que terá o mesmo entre-eixos de 2,67 m do C3 Aircross, além de um bom porta-malas -nossas apurações apontam volume na casa dos 490 litros.

Também apuramos que o SUV, nas versões de entrada Live e Feel, poderá ter preços entre R$ 90 mil e R$ 100 mil. Se o posicionamento de preços se confirmar, ele será um forte concorrente para os sedãs 1.0 do mercado, como Hyundai HB20S, Chevrolet Onix Plus e o próprio primo Fiat Cronos.

SUVs cupê: os novos sedãs

Citroën Basalt 1.0 Live terá rodas de aço com calotas
Citroën Basalt 1.0 Live terá rodas de aço com calotas Imagem: Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

O mercado aponta que o comprador não quer mais um sedã tradicional, os modelos coupé como Nivus e Fastback mostram que há mercado para esse tipo de carroceria.

Se Nivus e Fastback são cobiçados pelos compradores, mas estão em outro patamar de preços, o Citroën Basalt 1.0 será uma opção interessante para quem busca um carro diferente e com valores mais em conta.

Continua após a publicidade

Mas é claro que para ter preços mais em conta, o Citroën Basalt 1.0 Live terá rodas de aço e calotas. O quadro de instrumentos será o mesmo do C3, além dos vidros manuais nas portas traseiras.

Versões do Basalt

Em princípio, o Basalt será vendido nas versões Live 1.0, Feel 1.0, Feel Turbo 200 e Shine Turbo 200.

De série, a versão de entrada virá equipada com ar-condicionado, direção elétrica, central multimídia com tela de 10 polegadas, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, airbags frontais, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa e freios ABS com EBD.

A versão 1.0 Feel deve agregar rodas de liga de 16 polegadas, quadro de instrumentos digital, vidros elétricos traseiros e os airbags laterais.

Se além do visual, o comprador do Citroën Basalt quiser desempenho do motor turbo e a comodidade do câmbio automático, ele terá as versões Feel Turbo 200 CVT e Shine Turbo 200 CVT. Os preços ainda não estão definidos, mas nossas apurações apontam que o SUV Coupé deverá ter preços mais baixos do que as versões similares do C3 Aircross de cinco lugares.

Continua após a publicidade

Motores do Citroën Basalt

O motor 1.0 Firefly terá os mesmo números de potência e torque do C3. Ele entrega potência 71 cv e torque de 10 kgfm com gasolina e 75 cv e torque de 10,7 kgfm com etanol. O câmbio é o manual de cinco marchas.

Já o motor Turbo 200 também entregará os mesmos valores de potência e torque do C3 Aircross. As potências ficam 130 cv com etanol e 125 cv com gasolina. O torque comum aos dois combustíveis é de 20,4 kgfm. O motor é ligado ao câmbio automático CVT que simula sete marchas.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes