Citroën Basalt terá motor conhecido para ser o SUV mais barato do Brasil
O Citroën Basalt deve ter sua produção comercial iniciada nas próximas semanas.
A estreia ocorrerá entre agosto e setembro. A novidade, apurada com exclusividade por esta coluna, é que o SUV Coupé terá motores 1.0 Firefly, aspirado, e 1.0 Turbo Flex 200 - o primeiro é um velho conhecido dos brasileiros e já equipa Fiat Argo e Cronos, Citroën C3 e Peugeot 208.
Com motor 1.0 Firefly, o Basalt deverá se posicionar como o SUV mais barato do mercado brasileiro.
A Citroën poderá dar sua cartada mais certeira com os carros do Programa C-Cubed. Afinal, o carro tem linhas bonitas, um bom espaço interno já que terá o mesmo entre-eixos de 2,67 m do C3 Aircross, além de um bom porta-malas -nossas apurações apontam volume na casa dos 490 litros.
Também apuramos que o SUV, nas versões de entrada Live e Feel, poderá ter preços entre R$ 90 mil e R$ 100 mil. Se o posicionamento de preços se confirmar, ele será um forte concorrente para os sedãs 1.0 do mercado, como Hyundai HB20S, Chevrolet Onix Plus e o próprio primo Fiat Cronos.
SUVs cupê: os novos sedãs
O mercado aponta que o comprador não quer mais um sedã tradicional, os modelos coupé como Nivus e Fastback mostram que há mercado para esse tipo de carroceria.
Se Nivus e Fastback são cobiçados pelos compradores, mas estão em outro patamar de preços, o Citroën Basalt 1.0 será uma opção interessante para quem busca um carro diferente e com valores mais em conta.
Mas é claro que para ter preços mais em conta, o Citroën Basalt 1.0 Live terá rodas de aço e calotas. O quadro de instrumentos será o mesmo do C3, além dos vidros manuais nas portas traseiras.
Versões do Basalt
Em princípio, o Basalt será vendido nas versões Live 1.0, Feel 1.0, Feel Turbo 200 e Shine Turbo 200.
De série, a versão de entrada virá equipada com ar-condicionado, direção elétrica, central multimídia com tela de 10 polegadas, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, airbags frontais, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa e freios ABS com EBD.
A versão 1.0 Feel deve agregar rodas de liga de 16 polegadas, quadro de instrumentos digital, vidros elétricos traseiros e os airbags laterais.
Se além do visual, o comprador do Citroën Basalt quiser desempenho do motor turbo e a comodidade do câmbio automático, ele terá as versões Feel Turbo 200 CVT e Shine Turbo 200 CVT. Os preços ainda não estão definidos, mas nossas apurações apontam que o SUV Coupé deverá ter preços mais baixos do que as versões similares do C3 Aircross de cinco lugares.
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O motor 1.0 Firefly terá os mesmo números de potência e torque do C3. Ele entrega potência 71 cv e torque de 10 kgfm com gasolina e 75 cv e torque de 10,7 kgfm com etanol. O câmbio é o manual de cinco marchas.
Já o motor Turbo 200 também entregará os mesmos valores de potência e torque do C3 Aircross. As potências ficam 130 cv com etanol e 125 cv com gasolina. O torque comum aos dois combustíveis é de 20,4 kgfm. O motor é ligado ao câmbio automático CVT que simula sete marchas.
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