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Como serão primeiros carros híbridos flex da Fiat que chegam no 2º semestre

A Stellantis lançará no segundo semestre seus primeiros carros com a tecnologia Bio-Hybrid.

Esta coluna apurou que serão Fiat Pulse e Fastback, que já estão prontos para estrear o sistema híbrido leve de 12 volts. A estreia deverá ocorrer no segundo semestre.

O sistema será aplicado no motor 1.0 Turbo Flex 200, que vai trabalhar em conjunto com o câmbio CVT. Uma variante da mesma tecnologia com bateria de 48 volts deverá estrear futuramente no propulsor 1.3 Turbo 270 Flex, o mesmo usado em modelos como Jeep Renegade e Compass - candidatos naturais a receber a tecnologia.

Voltando ao sistema híbrido a ser aplicado em Pulse e Fastback, a respectiva bateria de 12 volts e íons de lítio ficará no porta-malas dos SUVs. A dupla vai receber alternador e cabos elétricos diferentes, dentre outros itens.

Como funciona a tecnologia híbrida leve de 12 v

Protótipo exibe componentes do sistema híbrido leve flex de 12 volts que vai estrear nos Fiat Pulse e Fastback
Protótipo exibe componentes do sistema híbrido leve flex de 12 volts que vai estrear nos Fiat Pulse e Fastback Imagem: Alessandro Reis

O sistema Bio-Hybrid (MHEV) possui um dispositivo elétrico multifuncional que substitui tanto o alternador quanto o motor de partida. Esse equipamento fornece energia mecânica e elétrica, gerando torque adicional para o motor térmico do veículo e carregando a bateria adicional de 12 volts, que opera paralelamente ao sistema elétrico convencional do veículo.

Essa tecnologia híbrida leve proporciona até 3 kW de potência adicional, melhorando o desempenho nas acelerações e reduzindo o consumo de combustível.

Não haverá ganho de potência e torque. Dessa forma, o motor Turbo 200 continuará oferecendo uma potência de 130 cv com etanol e 125 cv com gasolina, com torque de 20,4 kgfm para ambos os combustíveis. A transmissão permanecerá sendo a CVT, que simula sete marchas.

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Fiat Fastback Audace Turbo 200 terá sistema BSG de 12 volts
Fiat Fastback Audace Turbo 200 terá sistema BSG de 12 volts Imagem: Fiat/Reprodução

Essa tecnologia híbrida flex ajudará a Stellantis na reduzir as emissões de poluentes do motor para atender o Programa Proconve L8 que entrará em vigor em janeiro de 2025.

O PL8 tem foco na redução de gases orgânicos não metanos (Nmog) e óxidos de nitrogênio (Nox). Por isso, as marcas terão de atacar as emissões do escapamento.

Como um motor a combustão demora cerca de dois minutos atingir a temperatura ideal, o sistema híbrido aquecerá o catalisador, fazendo com que o carro saia da fase fria catalítica para a catálise dos gases sem ter que depender do motor a combustão.

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Reportagem

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