Autos Segredos

Autos Segredos

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemCarros

Nova geração do Compass será o primeiro Jeep híbrido plug-in flex do mundo

Chamada de Projeto J4U, a nova geração do Jeep Compass já está em desenvolvimento no Brasil para estrear entre o fim de 2026 e o começo de 2027.

O SUV será o primeiro híbrido plug-in flex feito pela Stellantis no Brasil e no mundo.

O Novo Jeep Compass também será o responsável pela estreia da plataforma STLA Média no Brasil. Ela será o pontapé inicial para a renovação dos modelos feitos em Goiana, Pernambuco.

O sistema híbrido da nova geração do Jeep Compass será o Bio-Hybrid Plug-in. Ela combina dois motores elétricos com um térmico, permitindo condução 100% elétrica, 100% térmica ou híbrida. O motor a combustão será o 1.3 Turbo Flex 270.

No sistema Bio-Hybrid Plug-in, os motores elétricos reduzem o uso do térmico proporcionando eficiência energética e redução de emissões de gases.

A recarga da bateria é feita pelo sistema de regeneração ou por fonte elétrica externa.

Na Bio-Hybrid Plug-in a tração será integral, já que um motor elétrico é instalado diretamente no eixo traseiro.

A nova geração do Compass também terá sua versão 100% elétrica (BEV) fabricada no Brasil, já que a unidade de Goiana (PE) será polo de produção local para atender outros mercados, incluindo os Estados Unidos.

Plataforma STLA Média estreará no Brasil com a nova geração do Jeep Compass
Plataforma STLA Média estreará no Brasil com a nova geração do Jeep Compass Imagem: Stellantis/Divulgação
Continua após a publicidade

Em termos visuais, a nova geração do Jeep Compass deve seguir pelas linhas dos novos modelos da marca lançados recentemente.

O novo Jeep Compass ficará maior do que o atual - suas medidas serão próximas às do novo Peugeot 3008, que cederá a plataforma STLA Média. O SUV deverá ficar com 4,54 metros de comprimento (13 cm maior), 1,89 m de largura (8 cm maior) e 2,74 m de distância de entre-eixos (11 cm maior). A altura também será maior do que os 1,63 m do Compass atual.

Jeep Compass atual deverá conviver com o novo como opção de entrada ao SUV médio mais vendido do Brasil
Jeep Compass atual deverá conviver com o novo como opção de entrada ao SUV médio mais vendido do Brasil Imagem: Divulgação

A nova geração do Jeep Compass não deverá matar imediatamente a atual, que possivelmente vai ganhar algum sobrenome para seguir em linha.

O novo SUV ficará posicionado abaixo do Commander e acima do Compass atual.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes