Autos Segredos

Autos Segredos

Siga nas redes
ReportagemCarros

Novo SUV da VW: como é o rival de Kardian e Pulse inspirado em carro tcheco

A Volkswagen confirmou que terá um SUV inédito produzido em Taubaté (SP). O modelo será um utilitário de entrada para rivalizar com os Fiat Pulse e Renault Kardian, construído a partir da plataforma MQB - compartilhando as linhas de produção com o Polo Track.

Por enquanto, o novo SUV de entrada da Volkswagen é chamado de Projeto VW 246. No fim de 2023, a marca alemã realizou pesquisas com potenciais clientes mostrando os nomes Hera, Therion, Tera, Copa, Teon, Copan e Taira. Mas o batismo é guardado a sete chaves.

O novo SUV de entrada da Volkswagen buscou inspiração no Skoda Fabia. No começo dos testes, os primeiros protótipos eram do modelo da marca tcheca.

O monobloco é o mesmo do Fabia, mantendo inclusive os mesmos formatos das portas. Mas as estampagens das laterais são exclusivas do VW 246.

Imagem
Imagem: Kleber Silva/KDesign

Para ter ares de modelo inédito, o SUV VW 246 tem frente e traseira exclusivas. Para-lamas, capô, para-choque e faróis são distintos. O desenho remete ao novo Tiguan europeu, com uma grade principal mais fechada e um enorme entrada de ar na parte inferior.

Na traseira, as lanternas são horizontais, interligadas por um acabamento em acrílico. A tampa do porta-malas do VW 246 também se difere do Skoda Fabia.

Para ficar mais barato que o Nivus, a Volkswagen apostará em versões de acesso com rodas de aço e calotas, mas em versões mais caras elas serão de liga leve de 17". Por dentro, o painel seguirá o mesmo acabamento de T-Cross, Nivus, Polo e Virtus, mas com desenho exclusivo.

Imagem
Imagem: Kleber Silva/KDesign
Continua após a publicidade

As medidas do novo SUV de entrada da VW devem ficar próximas às do Skoda Fabia, com 4,10 metros de comprimento, 2,56 m de distância de entre-eixos, 1,78 m de largura e 1,45 m de altura.

A coluna apurou que o VW 246 deverá contar somente com o motor 170 TSi ligado ao câmbio automático de seis marchas. São 116 cv de potência a 5.000 rpm com etanol e 109 cv de potência a 5.000 rpm com gasolina no tanque. O torque comum aos dois combustíveis é de 16,8 kgfm entre 1.750 rpm e 4.250 rpm.

As imagens que ilustram esse artigo foram produzidas por Kleber Silva, da KDesign e dão uma ideia de como será o visual do modelo. Ao Kleber nossos agradecimentos por ceder as projeções.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.