GAC Motor: nova marca chinesa já testa seus carros no Brasil; veja detalhes
No fim de junho a GAC Motor confirmou aporte de R$ 6 bilhões no Brasil ao vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin. Agora a marca chinesa começa a iniciar suas operações no mercado nacional.
A coluna apurou que o fabricante já está com o SUV Aion Y Plus pronto para ser lançado no país. Além dele, o fabricante apresentou no dia 11 deste mês o coupé Hyper HY e o sedã ES para possíveis interessados em representar o importador no Brasil.
A GAC Motor Brasil também já seleciona executivos para iniciar sua chegada ao Brasil. Marcello Braga, executivo com passagens por empresas automotivas como o Grupo CAOA, será o diretor de marketing. A coluna tentou contato com o executivo, mas até a publicação deste artigo não teve resposta.
O GAC Aion Y Plus é um crossover com jeitão futurista. Em outros mercados é vendido com motor elétrico que entrega 136 cv de potência e torque de 23 kgfm. O 0 a 100 km/h é feito em 9,8 segundos, enquanto a velocidade máxima é de 150 km/h. Sua bateria de 63,2 kWh oferece autonomia de até 430 km no ciclo WLTP - nos padrões brasileiros, ela deverá ficar na casa dos 300 km.
Aion Y PLus
O Y Plus é bem equipado em relação a itens de conforto e conveniência. Mas a lista de segurança, pelo menos em outros mercados, não oferece itens ADAS. Inclui seis airbags, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, sistema de fixação Isofix, entre outros itens.
Aion Hyper HT
Na apresentação realizada em São Paulo, a GAC também apresentou o Coupé Hiper HT, que tem duas opções de motores elétricos - a primeira oferece 245 cv de potência e torque de 34,1 kgfm, enquanto a segunda conta com 340 cv de potência e torque de 43,8 kgfm.
O coupé tem quatro opções de bateria: a de 70 kWh oferece autonomia de 550 quilômetros, a de 72,8 kWh pode chegar aos 600 km, a 80 kWh, oferece alcance de até 670 km, por fim a de 93 kWh, tem autonomia estimada de 770 km.
São quatro opções de bateria: 70, 72,7, 80 e 93 kWh, que permitem uma autonomia de 550, 600, 670 e 770 km. No entanto, os números são no ciclo chinês - no padrão do Inmetro, têm redução de 30%.
Aion ES
Já o sedã GAC Aion ES tem motor elétrico que oferece 137 cv de potência e 22,9 kgfm de torque. A bateria é de 55,2 kWh. Com uma carga completa, o sedã pode chegar aos 520 km no ciclo chinês.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.