Kia Tasman: picape média é lançada e deve ser vendida na América do Sul
A Kia revelou hoje a Tasman, sua primeira picape média que começará a ser vendida no mercado sul-coreano no primeiro semestre de 2025. A marca também diz que ela chegará na Austrália, África e Oriente Médio. No entanto, a coluna apurou que a montadora também planeja montar a picape no Uruguai para atender os mercados da América do Sul.
No Uruguai, a Kia Tasman será montada pela Nordex, que já fabrica o comercial leve Bongo. A estreia na América do Sul deve ocorrer entre o fim de 2025 e começo de 2026.
A Kia Tasman foi apresentada nas versões Base, X-Line e X-Pro. Ela faz sua estreia com duas opções de motorização, sendo uma com propulsor 2.5 TGDI que entrega 281 cv de potência e 42,9 kgfm de torque. Ele é ligado ao câmbio automático de oito marchas e leva a picape média de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos. Já a velocidade máxima é de 185 km/h. O consumo declarado para o motor a gasolina é de 8 km/l.
A outra opção é um 2.2 Turbo Diesel de 210 cv de potência e 44,9 kgfm de torque. O motor diesel pode ser ligado aos câmbios manual de seis marchas ou ao automático de oito. O 0 a 100 km/h é feito 10,4 segundos e a picape tem velocidade máxima de 185 km/h. O consumo oficial é de 13,2 km/l. No Brasil, a Kia Tasman se valerá do motor 2.2 TD.
A versão de entrada da Tasman tem tração 4x2 e as duas superiores são 4x4. Não importando qual motor, a capacidade do tanque de combustível é de 80 litros.
A Kia Tasman tem 5,41 metros de comprimento, 1,93 m de largura e 3,27 m de distância de entre-eixos. A altura varia de acordo com a versão: a X-Pro tem 1,92 metros de altura, a X-Line tem 1,89 e a opção tem 1,87 m. A capacidade de imersão em trechos alagados é de 80 centímetros, com velocidade de 7 km/h.
A capacidade de reboque da picape média coreana é de 3.500 quilos e a capacidade de carga fica entre 1.017 e 1.195 kg, dependendo da versão. A caçamba tem capacidade para 1.173 litros. Para facilitar o acesso ao compartimento de carga, a picape conta com degraus nas extremidades do para-choque.
Como é a Kia Tasman?
Em termos visuais, a Kia Tasman tem visual bem ousado e futurista, o modelo de produção chega a remeter a um conceitual. Na dianteira, o para-choque é dividido em duas seções, a primeira abriga a grade principal. A segunda parte tem linhas bem robustas, abrigando uma segunda entrada de ar.
Ousada, a Kia Tasman tem os faróis alojados nos para-lamas que recebem um acabamento em plástico para deixar abrigar as luzes.
De lado, a picape média da Kia tem linhas mais retas nas estampagens das portas. Mas o para-brisa é bem inclinado. As caixas de roda da picape recebem o mesmo acabamento em preto que é visto nos para-lamas dianteiros.
Newsletter
CARROS DO FUTURO
Energia, preço, tecnologia: tudo o que a indústria está planejando para os novos carros. Toda quarta
Quero receberAs lanternas têm o abrigo mais horizontalizado, mas as luzes acabam posicionadas na vertical. A tampa da caçamba tem o nome Kia estampado na lataria.
Por dentro, a Kia Tasman tem painel tem três telas panorâmicas. A primeira de 12,3 polegadas é a do quadro de instrumentos, a segunda de 5" posicionada na parte central oferece as informações do ar-condicionado e a terceira também de 12,3" é do sistema multimídia que é integrada aos sistemas Apple CarPlay e Android Auto.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.