Toro, Titano e Commander ganharão nova opção a diesel; veja o que muda
Em maio, a coluna antecipou que a Ram Rampage terá o motor 2.2 Turbodiesel. Agora que estreou na linha 2025 da picape média compacta, a Stellantis expandirá o uso a partir de janeiro para o Jeep Commander e para Fiat Toro produzidos em Goiana (PE). O Compass, que está com pedidos suspensos para opção diesel, não está garantido que também terá o novo propulsor.
O motor 2.2 Turbodiesel de 200 cv de potência a 3.500 rpm e amplos 45,9 kgfm de torque a partir de 1.500 rpm substituirá o 2.0 TD atual, que não atende o programa Proconve L8. No SUV da Jeep e na picape da Fiat, ele seguirá ligado ao câmbio automático ZF de nove marchas.
Assim como a Rampage 2.2, o Jeep Commander e a Fiat Toro também receberão um diferencial 14% mais longo, que permite reduções de rotação do motor em diferentes velocidades, sem perder a capacidade 4x4.
O sistema de tração 4x4 Auto distribui automaticamente a força para os dois eixos, oferecendo ainda o modo reduzido que pode ser acionado eletronicamente.
O Jeep Commander 2.2 Turbodiesel será vendido na versão Overland e a Fiat Toro tem somente a Ranch confirmada com o novo motor diesel - no entanto, a opção Volcano também pode receber a opção.
A Fiat Titano 2026, que passará a ser fabricada em Córdoba, na Argentina, no primeiro trimestre de 2025, também contará com o motor 2.2 Turbodiesel de 200 cv e 45,9 kgfm de torque. No entanto, na picape média haverá a mudança do câmbio Aisin de seis marchas por um ZF de oito, como antecipamos em junho. A versão de entrada seguirá com o câmbio manual de seis marchas. A picape seguirá com as opções de tração 4x2, 4x4 e 4x4 reduzida.
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