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Benê Gomes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Com versão 1.0 turbo, Hyundai HB20 mostra que vale a pena apostar nele

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Colunista do UOL

30/01/2022 04h00

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O Hyundai HB20 passou por uma profunda mudança em 2019, quando ganhou o atual desenho e que gerou muita discussão, inclusive entre seus fãs. Pois agora, quase três anos depois, segue praticamente igual em sua linha 2022, a não ser pelas alterações nos nomes das versões topo de linha e, a boa notícia, a inclusão do motor 1.0 turbo de três cilindros no lugar do antigo 1.6 flex aspirado.

Junto com isso, vieram ainda pequenas mudanças no visual externo, como o acabamento em preto brilhante na grade e as lentes escurecidas para faróis e lanternas. Mas foi só.

Quando você passa para dentro, realmente tudo 100% igual e positivo. Isso porque, na última renovação, o HB20 já tinha elevado o nível de acabamento geral. Na versão desta avaliação, a Platinum Plus, carrega muitos detalhes em tom marrom no painel, nos bancos revestidos em couro, além das clássicas costuras aparentes na cor azul.

E nesse ponto, se você for um pouquinho mais crítico, pode estranhar um detalhe do painel central, a faixa larga em tom azul contrastando com o restante dos acabamentos em marrom, como se fosse uma referência à cor da carroceria. Mas nada disso, é apenas um detalhe interno mesmo, talvez pensado para combinar com as costuras azuis dos bancos.

No quesito conectividade, conta com uma eficiente tela de oito polegadas para a central multimídia e a conexão com os smartphones pode ser feita sem cabo.

O HB20 segue também com sua boa ergonomia ao volante - que oferece ajuste de altura e profundidade - o banco do motorista tem regulagem de altura e a suspensão, mesmo voltada para o conforto, tem acerto um pouco mais firme, o que é um ponto positivo dele.

Outra característica é a qualidade do isolamento acústico, detalhe que contribui bastante para a sensação de conforto interno. Mesmo o ronquinho mais áspero do motor 1.0 de 03 cilindros chega suave dentro da cabine.

Com relação ao espaço interno, é um carro bem ajustado para o padrão de um hatch compacto. O porta-malas, por exemplo, tem 300 litros de capacidade. Garante conforto para motorista e passageiro da frente, mas, como todo compacto, tem espaço agradável para dois adultos atrás; um terceiro passageiro é obrigado a viajar um pouco apertado. Em compensação, o encosto do banco traseiro tem inclinação maior, e isso faz a diferença para quem senta atrás.

Agora, como falei da boa ergonomia ao volante do HB20, isso fica mais interessante quando você dirige a versão com o motor 1.0 turbo. Ele não tem a mesma força dos seus concorrentes diretos - 120 cv de potência e 17,5 Kgfm de torque - mas é o suficiente para o seu tamanho.

Como como todo carro com motor turbo, tem bastante força em baixas rotações, ou seja, o HB20 é ágil e dificilmente gera frustração ou insegurança no momento de uma ultrapassagem na estrada. Na versão topo de linha vem sempre com a transmissão automática de seis velocidades com opção de trocas manuais pelas aletas no volante. Na versão debaixo, a Platinum, também com o motor 1.0 turbo, oferece câmbio manual de seis marchas.

Outro ponto onde o HB20 segue merecendo elogio é a segurança. É bem equipado desde as primeiras versões, com 04 airbags e controles eletrônicos de tração e estabilidade. Na Platinum Plus, conta com recursos de apoio à condução, como alerta de colisão com frenagem automática, alertas de saída de faixa e de ponto cego, e ainda plataforma Bluelink, com a qual é possível executar alguns comandos remotamente e utilizar serviços, inclusive o de localização.

Pois com todas essas características encontradas no HB20, se ainda assim você quiser saber se vale apostar nele, o próprio mercado diz que sim, afinal, fechou 2021 como o líder do seu segmento, seguido por Fiat Argo e Chevrolet Onix. Tudo bem que acabou sendo beneficiado pela interrupção da produção do Onix, só que falamos de um modelo que está sempre entre os três hatchs compactos mais vendidos do Brasil.

Ele já merece alguns ajustes pontuais, como o ainda discutido desenho externo, mas a primeira mudança já veio com o encerramento da produção da versão aventureira, o HB20X. Ela sai de cena pelo baixo volume de vendas e, em especial, porque nessa praia aventureira, a maior e melhor aposta agora é o SUV Creta. No entanto, dá pra apostar em alterações mais profundas em 2022, ano simbólico para o HB20, quando comemora 10 anos de Brasil.

Preço HB20 Platinum Plus AT: R$ 107.690,00 (SP)