Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Toyota Hilux mantém fórmula consagrada e segue líder em 2022
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Hoje abro espaço para falar da líder entre as picapes médias no Brasil, a Toyota Hilux, que passou por uma renovação em 2021.
Para dar uma repassada no que mudou, conferi a versão SRX, a topo da linha. No visual, a mudança mais marcante foi na dianteira, com nova grade e acabamento preto brilhante e moldura cromada, além de novo desenho interno dos faróis principais e de neblina e também do para-choque e das rodas de liga leve aro 18. Na traseira, apenas alterações no interior das lanternas.
Na cabine, como acontece com praticamente todas as picapes topo de linha, o acabamento é cuidadoso, praticamente de um carrão de luxo, com couro no painel, nas portas e no volante,com direito até a ventilação nos assentos dianteiros.
Mas, seguindo na linha padrão luxo, a conectividade melhorou com a atualização do sistema multimídia. Com tela de 8 polegadas, tem boa definição e todos aqueles recursos que a gente espera. Só que ainda exige uso de cabo para espelhamento de smartphone.
Novidade da linha 2022, aliás, e que pode ser conferido na tela do multimídia, é o sistema de câmera 360 graus. O painel de instrumentos ainda é analógico para velocímetro e conta-giros, mas conta com uma boa tela central de TFT de 4,2 polegadas com informações bem completas do computador de bordo e de vários recursos da picape. Fechando o pacote de exclusividade da versão de topo, tem o sistema de som assinado pela JBL, com 6 alto-falantes, 2 tweeters e 1 subwoofer.
Outra característica marcante da Hilux SRX e pensada para agradar a quem espera encontrar traços típicos dos carros de passeio é o acerto geral para oferecer conforto. Além do cuidado com o acabamento e dos espaços estratégicos para acomodar objetos e afins, na última reestilização a Toyota realmente mexeu em suspensão e coxins para trazer mais silêncio a bordo e maciez no rodar, mesmo se tratando de uma picape clássica.
Isso é algo bem perceptível atualmente e contribui bastante para isso o bom isolamento acústico e até mesmo o ronco suave do motor turbodiesel.
Outro destaque da versão SRX é o Toyota Safety Sense, pacote que reúne de itens de segurança e de direção semiautônoma - como alerta de saída de faixa, que corrige a trajetória, e controle de velocidade adaptativo. Esse pacote recebeu um reforço na linha 2022 e, agora, o alerta de colisão frontal traz frenagem de emergência e passa a reconhecer também pedestres e ciclistas.
Motor alinhado com a concorrência
De todos os bons acertos feitos na linha 2021 e que seguem na 2022, o maior trunfo, sem dúvida, foi o novo acerto do motor 2.8 turbodiesel.
A engenharia alterou o mapeamento da central eletrônica ecolocou um turbo maior e com geometria variável, dentre outros ajustes. Com isso, a potência saltou dos 177 cv para 204 cv, enquanto o torque também aumentou, atingindo os 50,9 Kgfm.
Isso mudou a realidade da Toyota Hilux, algo fácil de perceber pelas respostas mais ágeis e agradáveis, mesmo em circuito urbano. O motor trabalha bastante afinado com a transmissão automática de 6 velocidades, que tem tração 4x4 com reduzida e bloqueio do diferencial traseiro. Ou seja, mesmo mais amigável na cidade, segue fazendo bonito quando precisa cumprir seu objetivo original, que é encarar o trabalho pesado.
Com tudo isso, a Toyota Hilux fechou 2021 na liderança, mais uma vez, e já abriu 2022 na mesma condição.
Todos os ajustes colaboraram muito e dá para esperar a mesma condição tranquila durante este ano no mercado nacional. Sem esquecer que, como acontece com todo veículo da marca, a Hilux conta com o alto nível de fidelidade do cliente Toyota, que dificilmente olha para modelos de outra fabricante. A fórmula consagrada dessa picape é o maior desafio para quem quiser competir com a líder.
Preço da Toyota Hilux CD SRX 4x4 Automática: R$ 320.090.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.