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Benê Gomes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Renault Oroch turbo busca o protagonismo que ainda não alcançou

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Colunista do UOL

15/05/2022 04h00

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A Renault Duster Oroch é um modelo bem conhecido e, ao mesmo tempo, um tanto esquecido em nosso mercado, você vai concordar comigo. Apesar de ter sido a primeira do segmento de picapes médias-compactas com carroceria monobloco do mercado nacional, assim que a Fiat Toro chegou, acabou assumindo o posto de coadjuvante no segmento que inaugurou.

Os motivos que a colocaram nessa condição rendem uma longa conversa, mas, basicamente, são resultado de um projeto mais simples - baseado na plataforma do SUV Duster - e que não permitiu muita ousadia tecnológica ou de design.

Pois anos depois de seu lançamento - que aconteceu em 2015 - a picape francesa recebeu sua primeira real dose de evolução. Agora batizada de Renault Oroch, ganhou o bom reforço do motor 1.3 turbo flex de 170 cavalos, o mesmo já aplicado nos modelos Captur e Duster, e uma nova configuração de versões, divididas em três opções: PRO, Intense e Outsider.

As duas primeiras seguem com o motor 1.6 flex e câmbio automático de seis marchas, enquanto a Outsider, a topo de linha, utiliza o 1.3 turbo flex e sempre com câmbio automático do tipo CVT.

Renault Oroch frente - Divulgação - Divulgação
Renault Oroch 1.3 Outsider 2023
Imagem: Divulgação

Junto com o motor turbinado, vieram também algumas alterações no visual externo. A frente ganhou nova grade com detalhes cromados na versão Outsider, o para-choque foi redesenhado - o que melhorou o ângulo de entrada do Oroch - recebeu também o aplique que simula um quebra-mato com faróis auxiliares, mais as luzes de neblina abaixo.

Na lateral, a maior novidade são as rodas de liga leve aro 16 montadas com pneus de uso misto e, na traseira, um novo santantônio, lentes translúcidas escurecidas nas lanternas e o nome do modelo estampado na tampa da caçamba. No teto, passou a contar com um novo rack com capacidade para 80 kg de carga.

Interior mais "refinado"

Passando para dentro, a percepção de melhora é bem visível, garantiu um dose de "refinamento" sim, mas com aspas, porque ainda predominam as peças em plástico e certa simplicidade em alguns pontos. O painel mudou bastante, ganhou linhas retas e entradas de ar quadradas.

Um dos itens que elevaram a qualidade interna é a boa tela oito polegadas do sistema multimídia, agora instalada na posição chamada de flutuante, e que permite espelhamento do smartphone sem cabo. Legal ainda é o painel de instrumentos com velocímetro digital no centro, como no Captur.

O espaço para quatro pessoas continua bom, graças ao entre-eixos de 2,83 metros, e a caçamba carrega 650 Kg nas versões Intense e Outsider, e 680 Kg na versão PRO. Mas partindo para outras evoluções importantes, merece o registro a inclusão dos controles eletrônicos de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa e sistema anti-capotamento como itens de série em todas as versões. O que não mudou e joga contra, é a direção com assistência eletro-hidráulica, os freios traseiros a tambor e somente os dois airbags obrigatórios por lei.

Renault Oroch interno - Divulgação - Divulgação
Novo painel Renault Oroch
Imagem: Divulgação

Motor 1.3 turboflex pode empolgar

Com boa aerodinâmica para a proposta da picape e com o conjunto de suspensão independente nas quatro rodas - esse, um ponto forte da Oroch - agora ela pode empolgar sim com o novo motor de 170 cavalos e 27,5 Kgfm de torque. Com o propulsor atualizado - que tem injeção direta de combustível e duplo comando variável de válvulas, entre outros - a picape oferece nova realidade ao volante, assim como aconteceu com Captur e Duster.

Pode contar com agilidade nas arrancadas e retomadas, condição facilitada pelo bom acerto da transmissão automática CVT. O torque aparece rápido em baixas rotações e, caso o motorista queira, ainda pode fazer trocas manuais utilizando o sistema que simula até oito marchas.

E mesmo pisando forte no acelerador, não incomoda com ruídos invadindo a cabine. A sensação geral é de conforto, como uma boa picape com carroceria monobloco. Pelos números oficiais, a Renault Oroch turbo acelera de 0 a 100 Km/h em 9,8 segundos; já o consumo de combustível é justo, com médias de 7,4 Km/l na cidade e 7,8 Km/l na estrada. Condição que pode melhorar se você não abusar do pé no acelerador.

Renault Oroch traseira - Divulgação - Divulgação
Nova traseira Renault Oroch
Imagem: Divulgação

Vai alcançar protagonismo?

Depois do primeiro contato com a Oroch 2023, dá para entender qual é estratégia da Renault para tentar colocar a picape na condição de protagonista em nosso mercado. Ela ficou bem interessante, agrada muita gente pelo visual robusto e pelo espaço interno. E agora, com a linha dividida entre duas opções com motor 1.6 e uma com o 1.3 turbo, pode disputar espaço não só com uma, mas com duas representantes da Fiat: Strada e Toro.

No papel, a estratégia é boa ao oferecer um mesmo modelo com capacidade para atender dois segmentos distintos, as das picapes compactas e médias-compactas. Só que, na prática, a situação ainda deverá ser difícil. Isso porque, no caso das picapes Fiat, falamos de modelos com projetos mais atualizados e modernos, que entregam mais equipamentos e, para a maioria dos compradores, agradam pela beleza do conjunto.

Ponto que a Renault justifica, entre outros, lembrando que a Oroch vai muito bem entre os que a escolhem para o trabalho pesado, e não só pelas características de um carro de passeio

Preço Renault Oroch 2023

PRO: R$ 105.800,00

Intense: R$ 111.300,00

Outsider: R$ 137.100,00