Agora bonito, HB20 2023 avança com novos recursos de segurança
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
2022 é um muito simbólico para a Hyundai do Brasil, momento de comemoração dos dez anos de produção local e também do seu modelo mais vendido no país, o HB20. Momento mais do que oportuno para aplicar uma boa renovação no modelo e, sim, corrigir aqueles pontos que causaram polêmica na última reestilização, como os desenhos dianteiro e traseiro.
Agora, em minha opinião, a dianteira pode ser considerada um dos pontos fortes do HB20, com o capô mais largo e com dois grandes vincos, faróis mais afilados, grade e para-choques redesenhados. Muitos que já comentaram que ficou parecido com os modelos da VW - o que é verdade - e vejo como algo positivo, pois colocou o HB20 em linha com a tendência vista nos carros atuais.
Já a traseira, ainda pode gerar alguma discussão, mas também considero melhor do que antes. As novas lanternas - com iluminação de led em todas as versões - agora têm volume, avançam pela lateral da carroceria estão são ligadas por uma barra na mesma cor, esse outro recurso bastante usado em modelos da concorrência.
Observando a lateral, nada mudou, apenas as novas opções de rodas, como as de liga leve aro 16 e acabamento diamantado, disponíveis a partir da versão Comfort.
Dentro, dá para dizer que recebeu uma atualização básica nos tecidos dos bancos, nova oferta de revestimentos que misturam tecido e material que imita o couro nas versões mais caras.
O que mudou de verdade foi o painel de instrumentos, com a proposta batizada de Supervison Cluster. Ele simula um conjunto 100% digital com uma iluminação colorida de LED nas laterais, mas só no meio traz uma tela TFT configurável.
A central multimídia segue com a boa tela de 8 polegadas e comandos por toque, com direito a uma evolução: passa a fazer espelhamento de smartphone sem fio. Ganhou também três entradas USB, uma tipo A e duas tipo C, sendo uma entrada para os passageiros traseiros.
Nas versões mais equipadas, ganhou ainda o sistema de carregamento de celular por indução, instalado meio escondido no painel central, abaixo dos comandos do ar-condicionado, uma solução interessante.
Reforço na segurança com novos recursos semiautônomos
O HB20 2023 merece destaque por outra novidade, a oferta seis airbags em todas as versões. Mas nesse quesito, alteração importante envolve a evolução do Smart Sense, pacote de segurança da Hyundai que reúne alguns recursos semiautônomos, como o alerta de colisão com frenagem automática.
Bom exemplo é o alerta de saída de faixa, que também já estava disponível no HB20, mas que atuava apenas com alertas sonoro e luminoso no painel. Agora, além de poder interferir no volante, oferece um recurso adicional, o assistente de monitoramento do veículo em relação à sinalização horizontal de trânsito. Ou seja, além, de colocar o carro na trajetória, ele também alinha o veículo no centro da faixa.
Ganhou também o assistente de tráfego cruzado traseiro, recurso que ajuda evitar colisão na saída de uma vaga em ré, emitindo um aviso sonoro e até freando o carro, se necessário. Há ainda o alerta de saída segura, que emite alertas caso você ou o passageiro abra a porta enquanto outro carro se aproxima por trás.
E tem o assistente de ponto cego - já bem conhecido por emitir sinais luminosos e sonoros nos retrovisores - mas que, no HB20, pode atuar com o alerta de saída de faixa e corrigir a trajetória em caso de distração do motorista. Tudo muito legal, mas, antes que você pergunte, já respondo: o Smart Sense é exclusividade da versão Platinum Plus, a mais cara da linha.
Sem alterações nas opções de motor e câmbio
O que não mudou também na linha 2023 do HB20 foram as opções de motores. O compacto segue bem servido com duas opções: o 1.0 aspirado flex de 80 cavalos e 10,2 kgfm de torque; e o 1.0 turbo flex de injeção direta de combustível, 120 cavalos de potência e torque de 17,5 kgfm. Ao todo, são sete versões, três equipadas com motor aspirado e sempre com câmbio manual de cinco marchas; e outras quatro turbinadas que podem ser equipadas com câmbio manual ou automático, sempre de seis velocidades.
Agora, vamos acompanhar a repercussão sobre a nova proposta visual, com mais atenção para a traseira, para mim, ponto com potencial para gerar discussão. No mais, o HB20 ficou mais interessante e indiscutivelmente atualizado frente aos concorrentes diretos, com grande potencial para manter a liderança de vendas conquistada em 2021.
A linha HB20 2023 já está nas lojas, mas apenas nas versões com carroceria hatchback. O HB20S foi mostrado rapidamente durante o lançamento para imprensa, mas nem os preços foram divulgados. O sedã chega às lojas somente em outubro próximo e com o mesmo pacote de renovação.
Preços Hyundai HB20 2023 (SP)
Sense 1.0 flex MT5 - R$ 79.290
Comfort 1.0 flex MT5 - R$ 82.690
Limited 1.0 flex MT5 - R$ 88.390
Comfort 1.0 turbo flex MT6 - R$ 96.990
Comfort 1.0 turbo flex AT6 - R$ 102.790
Platinum 1.0 turbo flex AT6 - R$ 108.990
Platinum Plus 1.0 turbo flex AT6 - R$ 118.390
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.