Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Novo VW Jetta GLi muda pouco, mas reforça o que já tinha de bom
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Como você já deve ter acompanhado, o novo Volkswagen Jetta GLi chegou ao mercado brasileiro recentemente com pequenas alterações, mas suficientes para reforçar o que esse sedã esportivo já tinha de bom.
No visual a dose foi menor, com mudanças na grade dianteira, no desenho dos para-choques - agora com mais recortes - e também no difusor traseiro, que recebeu o mesmo estilo colmeia da grade. Ganhou novas rodas de liga leve aro 18 diamantadas e que deixam aparecer as pinças de freio vermelhas.
Por dentro já era bem resolvido, bonito e com acabamento de carro premium. Pois agora a situação melhorou, com mais superfícies emborrachadas e macias ao toque, sem perder os muitos detalhes em vermelho nos bancos, portas, painel central, alavanca de câmbio e volante.
E quem procura dose adicional de provocação oferece opções de cores para a iluminação ambiente. Novidade também é o volante com o logo atualizado da VW e um bem-vindo recurso de conforto: ventilação nos assentos dianteiros.
Outro detalhe que sempre vale ser lembrado no Jetta GLi tem a ver com tecnologia e conectividade, nele bem traduzidos pelo painel instrumentos 100% digital configurável e com tela de 10,25 polegadas, e a central multimídia VW Play com tela de 10,1 polegadas, agora também disponível no sedã.
As telas estão bem alinhadas estética e funcionalmente, garantindo visual tecnológico e facilitando a vida do motorista na hora de fazer ajustes das configurações do carro e dos recursos de conectividade. Dá para fazer o pareamento do celular Apple Carplay ou Android Auto sem fio, tem carregador por indução e 04 entradas USB do tipo C.
Quanto à segurança, como é de imaginar, segue bem servido com seis airbags, controle de cruzeiro adaptativo, controle automático de farol alto e baixo, alerta de colisão com frenagem automática de emergência, diferencial com controle eletrônico de escorregamento, entre outros. Além disso, conta com um ótimo acerto de suspensão, que é independente nos dois eixos, e freios a disco nas quatro rodas.
Motor mais potente e nova transmissão de sete velocidades
Maior atração para boa parte dos clientes do Jetta Gli, o motor turbo 2.0 - de injeção direta movido a gasolina - foi recalibrado para atender as novas normas de emissões. O resultado foi um pequeno aumento de potência, subiu para 231 cavalos, e a manutenção do bom torque de 35,7 kgfm.
O que mudou também, e isso vale a atenção, foi a transmissão automática, que continua sendo a DSG de dupla embreagem, mas agora com 07 velocidades (antes eram 06). Mudança que agilizou o trabalho do motor, trouxe mais conforto durante as viagens e melhorou o consumo de combustível.
Esse conjunto, além de oferecer segurança, pode proporcionar bastante diversão para quem, por exemplo, tem a oportunidade levar o sedã para uma pista fechada ou participar de um Track Day. Com o Jetta Gli dá para andar forte ao lado de outros esportivos e sem fazer nenhuma alteração nele. Segundo a VW, faz de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos, e atinge a máxima de 249 km/h.
E nesse aspecto tem uma característica interessante: optando por trocas manuais, dá para acelerar até o limite das rotações sem que o sistema eletrônico impeça a operação e mude as marchas automaticamente, algo que acontece em alguns modelos por questões de segurança.
O Jetta GLi oferece quatro modos de condução: Normal, Sport, Eco e Individual. Ou seja, dá para pensar em economia de combustível com o modo Eco, aproveitar o conforto e o bom espaço disponível, inclusive o eficiente porta-malas de 510 litros. Mas, naturalmente, ele não nos deixa esquecer que está sempre disposto a assumir uma personalidade esportiva.Industrializados.
Preço VW Jetta GLi 350 TSi: R$ 215.230
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.