Pulse Abarth está pronto para fazer a marca esportiva brilhar no Brasil
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Você já deve conhecer muito bem o Fiat Pulse, modelo lançado no ano passado em nosso mercado. Então pode começar a se acostumar como o novo Pulse Abarth, versão esportiva do SUV compacto e que confirma a chegada oficial ao país da tradicional grife de preparação de carros esportivos.
Com mais de 70 anos de história desenvolvendo modelos especiais e de competição, agora a Abarth vai poder mostrar aos brasileiros como são os modelos preparados exclusivamente por ela. Comprada pela Fiat em 1971, a Abarth, já colocou sua assinatura em dois modelos da marca aqui no Brasil, o Stilo e o 500. Coisa que não vai acontecer com o Pulse Abarth, que não carrega o nome Fiat.
Foi o que pude confirmar no primeiro contato com o modelo esportivo no autódromo de Interlagos, em São Paulo. "Tudo que vemos no Pulse Abarth, desde sua performance e todos os sistemas do carro, passando pela caracterização e o esmero com os detalhes, faz parte da essência Abarth", explicou Pedro Silva, Gerente de Marketing de Produto da Fiat.
O Pulse Abarth carrega a mesma carroceria do SUV, mas devidamente vestido como um autêntico modelo esportivo. Na dianteira, tem grade com desenho próprio e o símbolo Abarth no meio, e entradas de ar nas laterais do para-choque no lugar das luzes de neblina do Pulse "normal".
Na lateral, uma grande faixa vermelha destaca o nome Abarth, as rodas de 17 polegadas são de liga leve e escurecidas. Atrás, saiu o nome Fiat da tampa do porta-malas e o para-choque conta com difusores e ponteira dupla de escapamento. Só faltaram os detalhes internos do Pulse Abarth, ainda em segredo, e que estavam todos cobertos com proteções plásticas e de tecido, inclusive os bancos.
Fôlego de esportivo raiz
Minha experiência com o Pulse Abarth em movimento foi limitada a uma única volta e, ainda assim, ao lado do piloto de testes. Apesar de não ter tido acesso aos dados sobre alterações nos sistemas de freios e suspensão, ou mesmo sobre faixas de torque e potência, dentro do carro ficou claro que as respostas de aceleração e do trabalho de suspensão estão bem diferentes das demais versões do Fiat Pulse.
A carroceria entrega um Pulse, mas é outro carro. E o que podemos declarar agora é que o Pulse Abarth utiliza o motor 1.3 turbo de 185 cavalos, o maior da categoria no Brasil, e ainda 27,5 kgfm de torque. Então, dando essa prévia, o que a gente garante é que ele acelera de 0 a 100 km/h abaixo dos 8 s, e vai superar a máxima de 210 km/h.
O Pulse Abarth gerou uma certa discussão entre colegas de imprensa a respeito da utilização de freios traseiros a tambor, o que foi prontamente rebatido pela engenharia. Além dos argumentos técnicos, os pilotos não hesitaram em demonstrar por meio de manobras reais na pista, o quanto o conjunto foi devidamente dimensionado para suportar situações extremas.
Depois, ficou a curiosidade a respeito da proposta esportiva Abarth - sempre muito fiel à esportividade raiz - mas neste caso aplicada em SUV, algo inédito para a marca.
"Essa é uma pergunta que tem surgido muito e, de fato, é o primeiro SUV Abarth da história; até porque, quando a Abarth surgiu, ainda nem existia a carroceria SUV. O fato é que tudo está dentro do planejamento global e ele é o ponta pé para a volta da marca Abarth ao Brasil", finalizou Pedro Silva.
O Pulse Abarth não tem data de estreia definida, mas os diretores confirmaram a chegada até o último trimestre de 2022. Será vendido em todas as concessionárias Fiat do Brasil, sendo que uma parte delas contará com espaço exclusivo Abarth, com direito a loja de acessórios para o carro e também para os fãs da marca, como bonés, roupas e calçados. E, como lembraram os executivos, com o compromisso certeiro de abrir caminho para outros modelos 100% Abarth no Brasil.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.