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Benê Gomes

REPORTAGEM

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Como os automóveis, empilhadeiras seguem no rumo da eletrificação

Empilhadeiras elétricas reduzem custos e emissões - Divulgação
Empilhadeiras elétricas reduzem custos e emissões Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

08/09/2022 16h20

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Automóveis, caminhões e motocicletas são veículos que facilitam a nossa vida, não há dúvida.

Agora, se voltamos a atenção para a indústria, por exemplo, há outros veículos tão importantes, para não dizer, fundamentais.

É o caso das empilhadeiras, veículos desenvolvidos para transportar cargas em grandes galpões de estoque, organizar volumes verticalmente e que facilitam a vida dos profissionais que precisam carregar caminhões.

A indústria das empilhadeiras nasceu pouquinho tempo após o automóvel, portanto, tem um longo caminho de evolução e hoje produz modelos para diferentes aplicações, dos armazéns logísticos de pequeno porte, à grande indústria metalúrgica, automotiva ou o setor agrícola, até os grandes portos e seus navios cargueiros.

Momento de transição

EMPILHADEIRAS - Divulgação - Divulgação
Empilhadeiras ganharam versatilidade para atender diferentes aplicações
Imagem: Divulgação

Fato marcante é que, à medida que as iniciativas de emissão zero começaram a ganhar impulso na indústria automotiva, o mesmo aconteceu com o segmento de empilhadeiras.

É o que confirma Marcel Rangel de Barros, gerente de negócios da Yale Brasil, fabricante de empilhadeiras que pertence à Hyster-Yale Group, Inc., e que tem operações em nosso país desde 1957.

Em 2015, a empresa ampliou sua capacidade de produção com a nova fábrica erguida em Itu, SP, onde emprega atualmente 387 colaboradores diretos e indiretos, gerando também um forte movimento econômico para a região.

EMPILHADEIRAS - Divulgação - Divulgação
Linha de produção da Yale Brasil, em Itu - SP
Imagem: Divulgação

"Hoje disponibilizamos em nosso portfólio equipamentos com baterias de chumbo-ácido e íon lítio, e estamos atentos para dar suporte total ao cliente que opta pela mudança da combustão para energia elétrica", explica Barros.

Nesse sentido, o setor também segue a trilha dos automóveis ao apostar na propulsão elétrica sustentada por baterias de íons de lítio e células de combustível de hidrogênio.

Mas, no Brasil, as tradicionais baterias de chumbo-ácido, sabidamente menos eficientes e que exigem cuidado adicional no manuseio, seguem como opção preferencial das empresas de pequeno porte, pois oferecem custo mais acessível. Já as baterias de íons de lítio, bem mais eficientes, modernas e seguras, são a prioridade das grandes empresas.

Redução de custos

EMPILHADEIRAS - Divulgação - Divulgação
Empresas já iniciaram processo de troca de modelos movidos a diesel e GLP por versões elétricas
Imagem: Divulgação

De acordo com Barros, da Yale Brasil, ao comparar despesas de consumo de combustível entre duas empilhadeiras de 2,5 toneladas, uma à combustão e outra elétrica com chumbo-ácido, é possível reduzir os custos em cerca de 80%.

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Versões elétricas garantem também maior conforto para o operador
Imagem: Divulgação

Já com as grandes operações e frotas, o investimento é bem maior, porém, a redução de custos será proporcional. Segundo Barros, uma bateria de íon lítio oferece garantia de 3.000 ciclos de utilização e tem capacidade de recarga de até 50% em 30 minutos. Além disso, merece destaque por se tratar de uma tecnologia limpa e eficiente, que não emite gases.

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Agradecimento à Yale Brasil