Topo

Benê Gomes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Hyundai Creta Limited 2023 prova que visual polêmico agrada o consumidor

Siga o UOL Carros no

Colunista do UOL

18/09/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A linha 2023 do Hyundai Creta chegou no final do semestre passado e, em suas versões de entrada, como é o caso da intermediária Limited, segue absolutamente igual.

Novidade mesmo a Hyundai reservou para as versões superiores, Platinum, Ultimate e N Line, que agora passam a contar com comando de voz para acionamento do teto solar.

Um reforço para o sistema que já era capaz de abrir e fechar o vidro do motorista, e ainda ligar e desligar o ar-condicionado. Uma frescurinha aparentemente dispensável, mas que tem lá o seu apelo.

CRETA LIMITED - Matheus Simanovicius - Matheus Simanovicius
Visual dianteiro foge do padrão do segmento
Imagem: Matheus Simanovicius

Na versão Limited, a mais vendida, assim como em toda a gama do SUV compacto, nada mudou naquilo que gerou e ainda gera alguma discussão: o desenho provocativo e diferentão desse SUV.

Como opção intermediária do Creta, a configuração Limited merece atenção porque traz um bom pacote de itens de série, como rodas de liga diamantadas aro 17 polegadas, detalhes cromados nas maçanetas, faróis de neblina e acabamento cinza nos para-choques.

No lado de dentro, predomina o plástico no acabamento, mas tudo com muito cuidado e com o mesmo desenho das versões de cima para painel e console central.

O painel de instrumentos é analógico, traz uma pequena tela digital de 3,5" no centro com as informações do computador de bordo, tem boa definição e, no geral, a proposta não compromete o conjunto da obra.

CRETA LIMITED - Matheus Simanovicius - Matheus Simanovicius
A partir da versão Limited, tem rodas de liga diamantadas aro 17 e faróis de neblina
Imagem: Matheus Simanovicius

Mesma coisa para a central multimídia - um pouco menor - com tela de oito polegadas e conexão com Apple CarPlay e Android Auto sem fio.

Os bancos não contam com revestimento de couro, mas têm desenho moderno e acabamento em tecido de Neoprene, o que dá um ar mais jovial e pode garantir mais praticidade também.

Tem ar-condicionado automático digital com saídas para o banco traseiro e o bom espaço já conhecido para os passageiros. Mantém ainda o porta-malas de 422 litros de capacidade, que está entre os melhores do segmento

Sem recursos inteligentes, mas bom de segurança

Hyundai Creta Limited interior - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

O Creta Limited não tem muitos recursos disponíveis nas versões mais caras, como sistemas de frenagem autônoma e de permanência de faixa ou controle de velocidade adaptativo.

Porém, não desaponta na oferta recursos de segurança, com freios a disco nas quatro rodas, controle eletrônicos de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa e seis airbags são itens de série.

Tem outro ponto positivo, que também não foi alterado: a Limited é equipada com motor 1.0 turbo de 120 cavalos e 17,5 Kgfm de torque.

Isso significa que o SUV anda bem, conta com acelerações vigorosas, mesmo em rotações baixas, e entrega bons números de consumo.

Pelas médias oficiais, alcança 11,6 km/l na cidade, e 12 km/l na estrada, com gasolina.

A transmissão é automática de seis velocidades com opção de trocas manuais por aletas no volante. Junte a essa receita um acerto de suspensão bem equilibrado para um modelo mais alto e temos um resultado muito bom, fazendo do Creta um carro confortável na medida e gostoso de guiar.

E pelo visto, é assim que o Creta vai seguir por mais um bom período, com seu visual característico e abusado, mas que funciona.

Prova indiscutível está no desempenho de vendas positivo. Em 2021, foi o segundo mais vendido do segmento dos SUVs compactos, condição que mantém com tranquilidade agora em 2022.

Preço do Hyundai Creta Limited 1.0 TGDi: R$ 138.990