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VW revê conteúdo do Nivus e tenta a recuperar antiga força de vendas
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Deixando de fora os modelos de luxo que chegaram antes com a proposta de carroceria SUV cupê, entre os modelos nacionais o Volkswagen Nivus foi o que inaugurou por aqui essa onda. Em sua linha 2022, segue bonito e bem equipado, mas agora tem a concorrência forte do Fiat Pulse. Por isso, a marca alemã procurou criar uma dose de novidade para seu utilitário esportivo.
No desenho, tudo igual e sem problemas, pois o modelo ainda não apresenta sinais de envelhecimento em sua proposta de estilo (que segue servindo de inspiração para a concorrência). Na versão Highline, a escolhida para esta avaliação, traz faróis de LED com DRL integrado, lanternas com iluminação em LED, retrovisores e teto na cor preta e rodas de liga leve aro 17.
O Nivus tem o mesmo entre-eixos do VW Polo, então quase entrega as mesmas condições para quem senta atrás. Isso mesmo, quase, já que o teto mais baixo na traseira acaba reduzindo o espaço para a cabeça. Pessoas com mais de 1,80 metro de altura não têm como evitar encostar no teto. Mas é fato que a marca alemã preferiu privilegiar o porta-malas, com bom espaço de 415 litros.
E para quem procura as mudanças da linha 2022, é exatamente no interior do Nivus que vai descobrir o que foi alterado. Tem notícia boa e ruim, envolvendo a oferta de equipamentos. Primeiro é a entrada, como item de série na versão Highline, do ar-condicionado automático e digital Climatronic. O sistema de refrigeração não tem mais botões, os comandos são sempre por toque, com direito a saídas para o banco traseiro.
Mais um ponto positivo da linha 2022 é que agora as duas versões saem de fábrica com o ACC (controle de cruzeiro adaptativo), alerta de colisão com frenagem automática e o sistema Start-Stop (que desliga e liga o motor em paradas no trânsito para ajudar na redução de consumo e emissões).
No mais, voltamos aos pontos positivos que já conhecemos do Nivus. Oferece bom conteúdo de segurança, com freios a disco nas quatro rodas, seis airbags, controles eletrônicos de tração e estabilidade, e capricha com o motor 1.0 turbo de 128 cavalos e 20,4 kgfm de torque, mais a transmissão automática de seis velocidades com opção de trocas manuais por aletas no volante.
Com esse conjunto, o Nivus pode ser considerado um carro rápido, responde bem quando é exigido - mérito da boa entrega de torque em baixas rotações - mas, claro, dentro da proposta dele. Joga a favor ainda a boa posição para guiar, o desenho mais aerodinâmico em comparação a um SUV tradicional, e a suspensão confortável, mas com um tempero mais firme e equilibrado, característica dos modelos Volkswagen.
Com tudo isso o VW Nivus segue interessante, bonito com seu estilo SUV cupê, e bem equipado. É fato que saiu perdendo um pouco com a alteração na oferta de equipamentos, mas sua dificuldade maior agora é oferta de apenas as duas versões, Confortline e Highline, enquanto seu concorrente direto, o Fiat Pulse, oferece uma gama variada e com preços mais acessíveis. Não por acaso, o Pulse é o mais procurado nas lojas e já superou o Nivus em vendas. Uma situação que deve igual até o fim deste ano.
Preço VW Nivus Highline 200 TSi: R$ 138.990
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