Topo

Benê Gomes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

VW revê conteúdo do Nivus e tenta a recuperar antiga força de vendas

Siga o UOL Carros no

Colunista do UOL

02/10/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Deixando de fora os modelos de luxo que chegaram antes com a proposta de carroceria SUV cupê, entre os modelos nacionais o Volkswagen Nivus foi o que inaugurou por aqui essa onda. Em sua linha 2022, segue bonito e bem equipado, mas agora tem a concorrência forte do Fiat Pulse. Por isso, a marca alemã procurou criar uma dose de novidade para seu utilitário esportivo.

No desenho, tudo igual e sem problemas, pois o modelo ainda não apresenta sinais de envelhecimento em sua proposta de estilo (que segue servindo de inspiração para a concorrência). Na versão Highline, a escolhida para esta avaliação, traz faróis de LED com DRL integrado, lanternas com iluminação em LED, retrovisores e teto na cor preta e rodas de liga leve aro 17.

Nivus - Matheus Simanovicius - Matheus Simanovicius
Nivus inaugurou onda do estilo SUV cupé entre os modelos nacionais
Imagem: Matheus Simanovicius

O Nivus tem o mesmo entre-eixos do VW Polo, então quase entrega as mesmas condições para quem senta atrás. Isso mesmo, quase, já que o teto mais baixo na traseira acaba reduzindo o espaço para a cabeça. Pessoas com mais de 1,80 metro de altura não têm como evitar encostar no teto. Mas é fato que a marca alemã preferiu privilegiar o porta-malas, com bom espaço de 415 litros.

E para quem procura as mudanças da linha 2022, é exatamente no interior do Nivus que vai descobrir o que foi alterado. Tem notícia boa e ruim, envolvendo a oferta de equipamentos. Primeiro é a entrada, como item de série na versão Highline, do ar-condicionado automático e digital Climatronic. O sistema de refrigeração não tem mais botões, os comandos são sempre por toque, com direito a saídas para o banco traseiro.

Mais um ponto positivo da linha 2022 é que agora as duas versões saem de fábrica com o ACC (controle de cruzeiro adaptativo), alerta de colisão com frenagem automática e o sistema Start-Stop (que desliga e liga o motor em paradas no trânsito para ajudar na redução de consumo e emissões).

NIVUS - Matheus Simanovicius - Matheus Simanovicius
Agora, multimídia VW Play é item de série somente na versão Highline
Imagem: Matheus Simanovicius

No mais, voltamos aos pontos positivos que já conhecemos do Nivus. Oferece bom conteúdo de segurança, com freios a disco nas quatro rodas, seis airbags, controles eletrônicos de tração e estabilidade, e capricha com o motor 1.0 turbo de 128 cavalos e 20,4 kgfm de torque, mais a transmissão automática de seis velocidades com opção de trocas manuais por aletas no volante.

Com esse conjunto, o Nivus pode ser considerado um carro rápido, responde bem quando é exigido - mérito da boa entrega de torque em baixas rotações - mas, claro, dentro da proposta dele. Joga a favor ainda a boa posição para guiar, o desenho mais aerodinâmico em comparação a um SUV tradicional, e a suspensão confortável, mas com um tempero mais firme e equilibrado, característica dos modelos Volkswagen.

NIVUS - Matheus Simanovicius - Matheus Simanovicius
Com linhas aerodinâmicas e suspensão equilibrada, Nivus é bom de guiar
Imagem: Matheus Simanovicius

Com tudo isso o VW Nivus segue interessante, bonito com seu estilo SUV cupê, e bem equipado. É fato que saiu perdendo um pouco com a alteração na oferta de equipamentos, mas sua dificuldade maior agora é oferta de apenas as duas versões, Confortline e Highline, enquanto seu concorrente direto, o Fiat Pulse, oferece uma gama variada e com preços mais acessíveis. Não por acaso, o Pulse é o mais procurado nas lojas e já superou o Nivus em vendas. Uma situação que deve igual até o fim deste ano.

NIVUS - Matheus Simanovicius - Matheus Simanovicius
Teto caído na traseira e bom porta-malas de 415 litros
Imagem: Matheus Simanovicius

Preço VW Nivus Highline 200 TSi: R$ 138.990

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.