Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Chevrolet Spin: por que veterana segue sem concorrência após 10 anos
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Para quem está de olho em um modelo com sete lugares no Brasil, rapidinho confirmará: precisa desembolsar mais de R$ 200 mil em dos SUVs com essa proposta ou vai direto para a nossa antiga conhecida Chevrolet Spin. A minivan completou dez anos em 2022 e segue como uma guerreira, sobrevivente de um segmento que foi sucesso no período pré-SUVs.
Sem mudanças radicais desde a última reestilização, ainda se segura bem com o atual desenho e, claro, com seu diferencial indiscutível: a opção de sete lugares.
Aliás, entre as pequenas novidades da linha 2023, a Chevrolet trouxe de volta a versão LTZ com cinco lugares e incluiu uma nova de sete lugares, a LT, essa com proposta mais simples para atender a quem trabalha com transporte de passageiros. Assim, agora a linha conta com cinco opções, inclusive a topo de Activ, esta para os fãs do visual aventureiro.
Ainda que só traga os dois airbags exigidos por lei, oferece importantes itens desde a versão mais simples, como controles eletrônicos de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, Isofix e Top Tether para fixação de cadeirinhas, direção com assistência elétrica, ar-condicionado, faróis com regulagem de altura, entre outros.
Do lado de fora, as versões mais requintadas se diferenciam por detalhes como os cromados na grade, no rack e no teto, rodas de liga leve aro 16 e faróis com DRL, como a Premier, destaque desta avaliação.
Dentro, seu ponto forte são os bancos adicionais e que, como acontece com a maioria dos modelos com essa proposta, conseguem oferecer conforto razoável para pessoas de estatura média e crianças. Mas a Spin tem uma vantagem: dá para posicionar a fileira do meio um pouco a frente, pois o banco é montado sobre trilhos.
Já quem abre mão dos assentos adicionais, tira proveito do espaço encontrado no porta-malas, mesmo que os bancos rebatidos ainda ocupem um considerável espaço. O porta-malas de 162 litros de capacidade salta para 553 com os bancos recolhidos. Isso, sem esquecer, da Spin de cinco lugares, onde o porta-malas esbanja 710 litros.
Em questão de conectividade, tirando a versão de entrada, todas contam o sistema multimídia MyLink com tela de 8 polegadas, espelhamento de smartphone por cabo e internet wifi. Já para acelerar, a Spin segue com o valente motor o 1.8 flex de 111 cavalos e 17,7 Kgfm de torque, sempre acompanhado da transmissão automática de 06 velocidades.
Na linha 2023, motor, câmbio e sistema de exaustão foram recalibrados para deixar a minivan em dia com as normas de emissões brasileiras. Na média, a Spin vai bem dentro de sua proposta, não dá para reclamar da força do motor e nem do consumo.
Pelos números oficiais e com gasolina no tanque, alcança médias de 10,1 km/l na cidade e 12,0 km/l na estrada, números bem reais no uso de rotina. A suspensão tem acerto mais macio, bom para o transporte de passageiros, e equilibrado o suficiente para a condução segura. Ponto fraco ainda é o banco do motorista com assento curto e alto. Oferece uma modesta regulagem de altura e que não ajuda muito no acerto de uma posição confortável de verdade.
No final, ponto alto da Chevrolet Spin é a versatilidade oferecida para diferentes aplicações e o inegável diferencial encontrado em uma minivan. Tá certo que, quando chegou, em 2012, custava menos da metade do que custa hoje. Mas, como agora é a única do segmento no Brasil, seu valor é bem mais interessante do que o cobrado pelos SUVs de sete lugares. O que já não dá para apostar é em uma vida muito longa para a tradicional Spin.
Preços Chevrolet Spin 2023
LT 1.8 AT: R$ 105.900
Premier 1.8 AT: R$ 128.050
Activ 1.8 AT: 125.690
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.