Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Ranger Black tem visual e motor diesel para se dar bem no asfalto
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Enquanto a nova geração da Ranger não chega ao Brasil, o que deve acontecer no próximo ano, a Ford vai criando história para manter a atual linha de picapes atraente. Na linha 2022, lançou a versão FX4 e aplicou pequenas alterações de conteúdo nas demais versões.
A Black foi lançada no ano passado como uma boa sacada da Ford, que desenvolveu um produto para atender quem gosta de uma picape média tradicional, mas que não abre mão do motor diesel.
Ela utiliza o bom motor 2.2 turbodiesel, de 160 cavalos e 39,2 Kgfm de torque, acompanhado da transmissão automática de 06 velocidades. Agora, detalhe: a tração é 4X2. Sim, nada de 4X4 com reduzida.
Como a proposta é urbana, tem visual diferenciado e que tem tudo a ver com o ambiente da cidade. A carroceria de cabine dupla é toda escurecida, a não ser o tradicional logo da marca com fundo azul na grade dianteira, com direito a rack de teto, estribo lateral e belas rodas de liga leva aro 18 com acabamento preto diamantado.
Dentro, apenas o acabamento de teto é em tom cinza e forma um contraste bonito. Os bancos têm revestimento em couro com costuras pespontadas, enquanto painel frontal e portas contam com revestimento todo em plástico, o que acaba criando um clima mais simples, mas sem comprometer a qualidade.
O volante só tem ajuste de altura, o que joga um pouco contra, mas o conforto interno é garantido com ar-condicionado de duas zonas e a boa conectividade. A Ranger Black tem o multimídia Sync com tela de 8 polegadas e comandos por toque, permite espelhamento de smartphone com uso de cabo. Funciona direitinho, mas carrega o peso da idade e merece atualização. O painel de instrumentos tem ponteiro analógico para o velocímetro e conta com uma tela de LCD configurável de 4,2".
Agora, o ponto determinante para quem busca uma picape, não há dúvida, é a caçamba e a capacidade de carga. A Ranger Black, pode transportar até 1.168 Kg, o que é muito bom, e tem um opcional bem interessante: a capota rígida com chave que pode ser aberta ou fechada por controle remoto. Como tem bom isolamento, consegue transformar a caçamba em um generoso porta-malas. Só não é barato: em São Paulo, tem preço sugerido de R$ 8.841,00.
Amigável ao volante
Como não tem tração 4X4, a Ranger Black ficou mais leve. Isso tornou a condução mais amigável e colaborou para a redução do consumo. Pelos números oficiais, entrega médias ide 9,6 km/l na cidade e 11,3 Km/l na estrada.
Tem suspensão bem equilibrada, porém, não dá para esquecer que se trata de uma autêntica Ranger, com cabine montada sobre chassi e a suspensão com feixe de molas no eixo traseiro. Dependendo da situação e com a caçamba vazia, por exemplo, não há como evitar tradicional sacolejo.
Outro ponto a observar é que a versão Black não traz todos os equipamentos e acessórios disponíveis nas versões mais caras. Mas é bem segura, com sete airbags, controles eletrônicos de tração e estabilidade, controle de oscilação da carroceria, sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré, para dar alguns exemplos importantes.
E segue muito interessante como uma opção diferente e com bastante personalidade para os fãs de picapes diesel, mas que gostam mesmo é de andar no asfalto. Isso, enquanto não chega a nova geração da Ranger prometida para 2023.
Preço Ford Ranger Black 2023: R$ 233.590
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.