Topo

Benê Gomes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Pulse Abarth é fiel às origens, mas não radicaliza no conforto

Siga o UOL Carros no

Colunista do UOL

20/11/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Agora é para valer, o inédito Pulse Abarth está no Brasil e fiel aos preceitos da tradicional marca de alta performance. E chega como o primeiro SUV Abarth do mundo.

Para cumprir a promessa, ganhou um coração forte, o motor 1.3 turbo flex de 185 cavalos e 27,5 Kgfm de torque. O resultado? Muito bom, não tenha dúvida, basta conferir 0 a 100 km/h feito em 7, 6 segundos. Não por acaso, a equipe da Abarth escolheu um cenário muito propício para a imprensa testar o novo carro, o Autódromo de Tarumã, em Viamão (RS), considerado o mais rápido do Brasil.

E mesmo se tratando do conhecido 1.3 turbo de modelos como Jeep Compass e Fiat Toro, no Pulse Abarth ele ficou diferente, com calibragens específicas para entregar toda sua força o mais rápido possível e não frustrar as solicitações do motorista.

A caixa automática de seis velocidades também recebeu acerto para agilizar as trocas de marchas, e até o sistema de exaustão ganhou tratamento para facilitar o trabalho do motor sim, mas também para garantir a sonoridade clássica dos modelos Abarth.

Pulse Abarth - Divulgação - Divulgação
Ponteira dupla de escape e projeto para garantir ronco padrão Abarth
Imagem: Divulgação

Para segurar o Pulse Abarth, o sistema de freio foi redimensionado e conta com discos ventilados de 306 mm com pinça flutuante na dianteira. Mas atrás, a marca realmente manteve o conjunto de freio a tambor, conforme já havia anunciado.

Apesar do questionamento quanto a uma possível deficiência em situações críticas por não contar com discos traseiros, no teste prático e numa pista de velocidade, o esportivo não deu nenhum sinal de que não conseguiria parar.

O Pulse Abarth oferece três modos de condução, Normal, Manual e Poison (veneno em inglês), este último, representado por um pequeno botão vermelho no volante e que aciona o modo esportivo. Com ele ativado, a configuração de motor, câmbio e direção é alterada para deixar o carro liberado para cumprir a proposta original.

A receita, como é fácil imaginar, funcionou no Pulse, ajudado ainda pelo acerto de suspensão profundamente elaborado para não comprometer a esportividade e muito menos a segurança de quem quiser andar com ele em uma pista de corrida.

Comparado com o Pulse normal, no Abarth as molas e amortecedores são 13% mais firmes, a suspensão dianteira tem outra geometria, a barra estabilizadora tem maior diâmetro e, apesar de seguir altinho com sua proposta de SUV compacto, ficou um pouquinho mais baixo - apenas 1 cm - e conta com rodas de liga mais leves e pneus mais largos, 215/50.

Pulse Abarth - Divulgação - Divulgação
Suspensão reforçada e freios redimensionados para andar até em pista de corrida
Imagem: Divulgação

Um bom carro de passeio também

Mesmo fiel ao compromisso Abarth, esta versão não vai deixar de ser um bom carro de passeio quando essa for a prioridade do seu proprietário. Ele anda confortável, sem nenhum tipo de aspereza normalmente encontrada em um esportivo mais radical.

Dentro, predominam o tom escuro e os muitos detalhes em vermelho, símbolos do escorpião nos bancos, alavanca de câmbio e volante, entre outros, mas tudo no padrão de acabamento de carro premium. É assim ainda com a conectividade e a tela multimídia de 10 polegadas, carregador de celular por indução e o painel de instrumentos 100% digital com várias informações relevantes para um esportivo, como os modos de condução, pressão do turbo e força G.

Fecha bem o pacote de alto nível com os modernos recursos de assistência à condução: frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa e mudança de farol alto automática, para dar os principais exemplos.

Com essa configuração, o Pulse Abarth assume uma posição um tanto exclusiva no mercado nacional, já que oferece proposta real de esportividade em um modelo compacto, mas sem exagerar na dose a ponto de tirar o interesse de quem pretende utilizá-lo também como o carro da família.

Ele é o primeiro de três modelos Abarth prometidos para breve no Brasil, os outros chegam em 2023. O próximo deve ser o Fastback, que já está em testes finais.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Preço Pulse Abarth: R$ 154.371,00 (SP)