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Benê Gomes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Com renovação, Honda HR-V Touring consegue afastar antigas críticas

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Colunista do UOL

27/11/2022 04h00

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Depois do processo armado pela Honda para o lançamento da terceira geração do HR-V, restava a curiosidade sobre o desempenho das versões que faltavam, a Advance e a Touring, justamente as que receberam o novo motor 1.5 turbo flex.

Das duas, a mais chamativa no visual externo é a Touring, que tem alguns detalhes cromados do lado de fora, como na parte superior dos faróis de LED, além da grade em preto brilhante.

Para relembrar, a Honda aplicou grades e rodas com desenho e acabamento diferentes para as versões intermediárias e topos de linha, com direito a iluminação exclusiva e ponteira dupla de escape na traseira das versões turbinadas.

E é na traseira que o New- HR-V tem um recurso interessante para facilitar a retirada de carga do porta-malas. Além de permitir a abertura da tampa só com o movimento dos pés - coisa oferecida em vários modelos atualmente - no SUV Honda há um botão que aciona o fechamento automático da tampa assim que você sai de perto do carro. Bem útil quando está sozinho e precisa tirar muitos volumes do porta-malas de 354 litros.

HR-V TOURING - Matheus Simanovicius - Matheus Simanovicius
Na traseira, ponteira dupla de escape nas versões turbo
Imagem: Matheus Simanovicius

Por dentro, como se trata de uma versão topo de linha, na Touring - assim como na Advance - o acabamento é mais refinado, com revestimento em couro na cor branca nos bancos, nas portas e painel frontal, o banco do motorista tem ajustes elétricos, o ar-condicionado é automático digital de duas zonas, oferece entradas de USB dianteiras e traseiras, entre outros.

Na Touring o painel instrumentos é quase todo digital, apenas o velocímetro é analógico, a tela do multimídia é de 8 polegadas e faz espelhamento Apple Carplay e Android Auto sem fio. Agora, pensando numa versão topo de linha e mais cara, o que faz falta é o teto solar, que não está disponível nem como opcional.

Acelera forte, mas sem fortes emoções

Quem esperava encontrar um desempenho à altura de um modelo turbinado e não curtiu as versões do New HR-V com o motor 1.5 flex aspirado de 126 cavalos, certamente vai ficar satisfeito com o desempenho da versão Touring. O motor 1.5 turbo flex gera de 177 cavalos de potência e bons 24 Kgfm torque. Conta com três modos de condução, Normal, Eco e Sport.

Na prática, exceto no modo Eco, o SUV responde rápido e não vacila nas retomadas de velocidade, como um digno veículo turbinado. Tem a ajuda do bom acerto da transmissão automática do tipo CVT - que segundo a Honda, é um pouco mais robusta pra sustentar a força do motor - e que oferece opção de trocas manuais simuladas por aletas no volante.

Mas uma coisa é certa: no momento de acelerar forte o HR-V turbinado, mesmo com toda a disposição, ele mantém a característica já conhecida da marca em seus modelos de passeio, com uma aceleração mais progressiva, nada de esperar aquele "bote" agressivo quando pisar fundo no acelerador. Mesma coisa para a suspensão que, também segundo informação da Honda, tem um ajuste um pouco mais firme para administrar melhor as respostas em situações limite.

No uso diário e real do carro, é difícil perceber alguma dureza no New HR-V, que segue muito confortável e silencioso. Comparada com as versões aspiradas, a Touring gasta um pouco mais sim, mas entrega boas médias de consumo também.

Com gasolina, faz 11,3 Km/l na cidade, e 12,6 Km/l na estrada. Números que podem ser melhorados com certa facilidade se o motorista pegar leve no acelerador e aproveitar o modo de condução Eco.

HR-V TOURING - Matheus Simanovicius - Matheus Simanovicius
Desenho aerodinâmico e bom de acelerar, mas sem comprometer o conforto
Imagem: Matheus Simanovicius

Precisão nos recursos de assistência à condução

O que não dá pra deixar de fora é uma repassada no quesito segurança. Além dos seis airbags e carroceria com estrutura reforçada, agora todas as versões do HR-V contam com o Honda Sensing e seus recursos de assistência à condução. Para quem vai fazer um test-drive com este SUV, vale observar o nível de precisão dos recursos, como o assistente de saída de faixa.

Além corrigir a trajetória e alinhar o carro no centro da pista, chama atenção a precisão nas manobras de curva. Nos poucos segundos em que o sistema permite andar sem as mãos do volante, dá pra confirmar rápido a eficiência do recurso semiautônomo caso você realmente se distraia ao volante.

HR-V TOURING - Matheus Simanovicius - Matheus Simanovicius
Acabamento mais refinado: revestimento em couro privilegia tons claros
Imagem: Matheus Simanovicius

Com tudo isso, o Honda New HR-V pode se considerar distante das críticas quanto à falta de recursos semiautônomos ou itens de conforto, e muito menos por falta de apetite para acelerar. O HR-V ficou alinhado com o que há de mais interessante em nosso mercado, a ponto de poder fazer frente não somente aos concorrentes diretos, mas também incomodar versões iniciais dos SUVs médios, ou seja, de outra categoria. Isso porque, além dos muitos recursos, tem preço lá em cima, próximo dos modelos maiores.

Preço Honda New HR-V Touring CVT: R$ 184.500