Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
HB20S 2023: mais bonito e seguro, sedã merece vender bem como 'irmão'?
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Como você deve ter acompanhado, em 2022 a Hyundai comemorou os 10 anos do início das operações da fábrica brasileira em Piracicaba (SP) e da produção do compacto HB20. E, para comemorar, apresentou uma merecida atualização no seu campeão de vendas, em suas versões hatch e sedã.
O HB20S chegou um pouco depois, mas com o mesmo pacote de conteúdo e o visual do hatchback. A dianteira ficou mais larga, recebeu vincos no capô, grade redesenhada com acabamento preto brilhante, novos faróis - ainda halógenos, mas com DRL integrados - e o para-choque redesenhado.
No sedã, a traseira ficou bem mais elegante com as lanternas de LED volumosas e ligadas por uma barra também iluminada na versão topo de linha, a Platinum Plus. O para-choque recebeu um friso preto na parte inferior e refletores nas laterais, fechando um resultado geral bem harmonioso. O HB20 ficou bonito outra vez, não há dúvida.
A alteração nos para-choques esticou o HB20S, que agora mede 4,32 metros de comprimento. O entre-eixos, que poderia melhorar o conforto no banco traseiro, segue igual, com 2,53 metros. Mas esse não é um problema do HB20S, que recebe bem duas pessoas atrás e até um terceiro no meio, pois não tem túnel central elevado.
O porta-malas segue com 475 litros e alinhado com a proposta do sedã. Dentro, como já comentei na versão hatchback, foi aplicada uma renovação básica, pois esse ponto ainda não era um problema para o HB20. Ganhou novos revestimentos para os bancos - que mesclam tecido e couro com costura pespontada na versão topo - e tecido escuro nas demais versões.
Recebeu novo painel de instrumentos digital colorido com uma tela TFT central para as informações do computador de bordo e sistemas do carro. A tela multimídia de 8 polegadas foi renovada, passou a oferecer espelhamento de smartphone sem fio e, logo abaixo, no console central, entrou também um carregador de celular por indução.
Smart Sense
O HB20 2023, hatch e sedã, ganhou muito em segurança. Além de 06 airbags e controles eletrônicos de tração e estabilidade, na versão topo, conta com o Smart Sense, o conjunto de assistentes de segurança ativa da marca.
Reúne alerta de colisão com frenagem automática que reconhece pedestres e ciclistas, alerta de saída de faixa que também centraliza o carro na pista, assistentes de ponto cedo e de tráfego traseiro, mudança de farol alto automático, entre muitos outros interessantes. Só fica devendo o controle de velocidade adaptativo. Vale o destaque ainda para a plataforma Bluelink e os recursos que podem ser acionados remotamente pelo aplicativo de celular.
Já para acelerar, segue bem interessante na versão Platinum Plus por causa do motor 1.0 turbo flex de três cilindros e injeção direta de combustível, potência de 120 cavalos e 17,5 Kgfm de torque. Números um pouco menores dos encontrados em alguns concorrentes, mas que não comprometem a agilidade do HB20S. Como no hatch, o sedã responde rápido nas retomadas e dá conta do recado, mesmo com o carro pesado.
E merece elogio pelas boas médias de consumo. A transmissão é automática e oferece trocas manuais por aletas no volante, a suspensão é bem ajustada para garantir segurança em situações limite, um pouquinho firme, mas com a garantia de conforto esperada em um bom sedã.
O HB20S chegou efetivamente ao mercado nacional no último mês de outubro e, mesmo com todas as boas novidades da linha 2023, não conseguiu um impacto adicional nas vendas.
Segue como o quarto mais vendido do segmento, atrás de Chevrolet Onix, Fiat Cronos e até do velho VW Voyage. Situação bem diferente vivida pelo HB20 hatchback, que elevou consideravelmente suas vendas com a chegada da nova linha. Até de novembro, além de liderar seu segmento, manteve a condição de o segundo carro mais vendido do país.
Preço Hyundai HB20 S Platinum Plus: R$ 126.490,00
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.