Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Ford Transit é exemplo de como vans comerciais estão mais amigáveis e conectadas
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
As vans comerciais do tipo furgão são presença cada vez mais forte em nossas ruas. Reflexo, entre outros, do nosso novo hábito de consumo, agora muito voltado para o comércio eletrônico. Comportamento que estimulou o mercado de transporte de carga e, por consequência, a chegada de veículos como a Ford Transit, uma van comercial, porém, bem confortável, bastante segura e conectada.
Hoje as empresas de e-commerce estão entre as grandes clientes desse tipo de veículo no Brasil, mas no caso da Transit, pode ser vista com facilidade em outros segmentos, um deles, bem importante: o de ambulâncias.
Após trazer a Transit de volta ao Brasil, a Ford reforçou o portfólio com duas versões furgão com teto alto: a L2H3, com volume de 10,7 metros cúbicos; e a L3H3 com 12,4 metros cúbicos. A Transit tem algumas sacadas interessantes, como a porta corrediça lateral - que facilita o manuseio de carga dentro da cidade - mas com uma abertura generosa, de 1,30 metro de largura.
Esse ponto é um facilitador quando pensamos também no trabalho dentro dos grandes galpões de estoque, pois permite que a empilhadeira entre com os garfos no interior do furgão e deposite o pallet sem nenhuma operação manual.
Tecnologia a serviço da produtividade
A Transit tem recursos que ajudam na produtividade com base na tecnologia. Como sai de fábrica com um modem instalado, a central de assistência fica sempre abastecida de informações sobre o veículo. Então, caso ocorra uma pane na rua, por exemplo, o motorista pode acionar a assistência utilizando o botão de acesso direto ao 0800 da assistência 24 horas e falar com o chefe de oficina da concessionária mais próxima.
Ele faz uma análise remota e tenta resolver o problema no próprio local, mas, caso não seja possível, a van é transferida para a concessionária. Lá, um técnico já estará pronto para executar o reparo o mais breve possível e evitar que o veículo fique mais tempo parado.
Aliás, nessa questão de tecnologia embarcada com foco na produtividade, a Transit também tem o Ford Pass Connect, aplicativo de celular que dá acesso a muitos serviços. Além de permitir localizar o veículo ou travar e destravar as portas remotamente, para dar dois exemplos simples, com o Ford Pass é possível gerar relatórios sobre distâncias percorridas, consumo, desgaste de componentes, entre outros.
E como o veículo está sempre conectado, o próprio serviço de assistência Ford pode entrar em contato com o proprietário para alertar sobre algum problema acusado pelo sistema e propor a solução. Isso faz parte de um programa de manutenção preventiva oferecido gratuitamente durante o primeiro ano de uso da Transit. Segundo a Ford, o sistema de conectividade integrada pode detectar mais de 3.000 tipos de alertas de funcionamento.
Pode ser conduzida por motoristas da categoria "B"
A Transit tem muitas características de carro de passeio. O primeiro ponto e bem positivo, é que pode ser conduzida por motoristas da categoria "B". Depois, tem comodidades para deixar motorista e dois parceiros de trabalho em boas condições. Traz ajuste de altura e profundidade para o volante, banco do motorista com ajuste de altura, bons retrovisores laterais e até a câmera de ré e sensores de estacionamento traseiros para facilitar as manobras.
Tem vários porta-objetos, ar-condicionado, sistema multimídia Sync, da Ford, com tela tátil de 8" e todos os recursos de conectividade, com direito a alguns aplicativos instalados de fábrica, como o de trânsito, Waze.
A Transit é equipada 2.0 Ecoblue turbodiesel de 170 cavalos de potência e 39,7 Kgfm de torque, em Start & Stop, que liga e desliga motor no trânsito urbano para reduzir consumo e emissões. A transmissão é manual de 06 velocidades e a tração, esse um ponto importante para um carro desse segmento, é sempre traseira.
Com esse conjunto, a Transit tem força para carregar peso e ainda entrega boa agilidade, com retomadas eficientes em qualquer situação. Para quem andar com pouco peso, percebe até um comportamento próximo de um modelo de passeio, guardadas as proporções, claro.
O acerto de suspensão é equilibrado, firme o suficiente para um veículo de carga, mas sem comprometer o conforto, inclusive pelo bom isolamento da cabine. O nível de segurança é outro diferencial que vale atenção, pois tem vários itens bem valiosos. O pacote Advancetrac reúne controles eletrônicos de estabilidade e tração, controles de torque em curvas e de anticapotamento, assistente de estabilização de vento lateral e de partida em rampa, para citar os principais.
A Ford Transit furgão é uma boa referência desse novo momento dos veículos de transporte de cargas e com grande aptidão para os serviços de entregas urbanas, não há dúvida. Se já tem uma linha versátil, em 2023 a situação vai melhorar. Além das versões furgão e minibus comercializadas aqui, a Ford confirmou a chegada de novas opções chassis cabine, uma exclusiva automática com transmissão de 10 velocidades, e a 100% elétrica e-Transit.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.