Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Nissan Kicks 2023 segue como boa opção, mas correndo atrás de rivais
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
O Nissan Kicks é um dos bons representantes do movimentado segmento dos SUVs compactos. A última grande alteração aplicada nele aconteceu em 2021, portanto, segue basicamente com o mesmo visual ainda bem atraente, é verdade. Mesmo assim, tem pequenas novidades para a linha 2023, apresentada no último trimestre de 2022
Ponto de partida foi extinção da versão com câmbio manual e a criação de novas versões para a linha, que agora reúne sete opções, todas com o câmbio automático do tipo CVT. Depois, a Active, antes exclusiva para o público PCD, foi reposicionada como a opção de entrada.
A partir dessa nova estrutura, a Nissan trouxe outros conteúdos, como o console central e apoio de braço redesenhados, e duas novas entradas USB do tipo "A" - uma dianteira e outra traseira - com capacidade de carga 25% maior. Esses itens estão disponíveis a partir da versão Advance. Outro incremento foi para a versão Advance Pack Plus, que ganhou o retrovisor interno eletrocrômico como item de série.
A Exclusive CVT + Pack Tech, versão conferida nesta avaliação, é a topo de linha. O acabamento traz revestimento sintético na cor marrom e faz um bonito contraste com os tons pretos e as costuras brancas. Novo também é o carregador de indução para telefone celular.
O sistema multimídia é o mesmo, tem tela de 8 polegadas e com todos os recursos de conectividade que apreciamos. Só não avançou no processo de espelhamento de smartphone, que ainda exige uso de cabo. Já no quesito diversão, tem um sistema de som bem elaborado, assinado pela Bose. São oito alto-falantes, sendo que dois estão instalados nas laterais do apoio de cabeça do motorista. Algo diferente e que tem proposta de oferecer uma experiência diferente quando o condutor aciona o som do carro.
Nissan Safety Sense
O Kicks é bastante seguro, tem seis airbags e controles eletrônicos de tração e estabilidade, por exemplo. Mas merece atenção por trazer o pacote Nissan Safety Shield, mesmo sendo exclusividade da versão mais cara.
Com ele, esse SUV compacto oferece vários dispositivos inteligentes de assistência à condução: alerta de colisão com frenagem automática, alerta de tráfego cruzado traseiro, monitoramento de ponto cego, câmera traseira, alerta de mudança de faixa e leitor de placas de trânsito.
Econômico, motor não empolga
O Kicks 2023 não tem novidades na hora de acelerar. Mantém o motor 1.6 flex de 114 cavalos e 15,5 Kgfm de torque, mais a transmissão automática CVT. O conjunto cumpre a proposta desenhada para o carro, mas não entrega muita agilidade.
Para retomar velocidade e alcançar respostas mais ágeis, a transmissão eleva muito a rotação do motor e o ronco sobe na mesma proporção. Está distante do comportamento encontrado nos atuais motores 1.0 turbo. Em compensação, pra quem deseja mesmo é economia de combustível, entrega boas médias: 11,3 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada (com gasolina).
Ponto fraco e que não foi alterado é o tanque de combustível pequeno, com 41 litros, o que obriga o reabastecimento com maior frequência, ainda mais se opção for andar só com etanol.
A linha 2023 do Kicks ganhou ainda uma nova opção de cor, a cinza grafite, e também o novo logo Nissan Next aplicado na grade dianteira, nas rodas, na tampa do porta-malas e no miolo do volante.
Com esses ajustes, em 2022 o Kicks manteve uma posição intermediária no mercado, como o quinto mais vendido entre os SUVs compactos. Força de suas características positivas, como visual simpático e atraente, bons equipamentos e desenvoltura no uso urbano. Ou seja, seguiu como uma boa segunda opção frente às estrelas do segmento: o Chevrolet Tracker, Volkswagen T-Cross e Hyundai Creta, nessa ordem, os três mais vendidos em 2022.
Mas poderá fazer diferente neste 2023 com uma nova versão híbrida. Uma ação que a Nissan vem desenhando para o Brasil não é de hoje e que confirmou para este ano. Só resta saber se o Kicks realmente será o escolhido para inaugurar o e-Power, o sistema de propulsão híbrida da Nissan por aqui.
Preços/ Nissan Kicks 2023
1.6 Active CVT: R$ 110.990
1.6 Sense CVT: R$ 121.590
1.6 Advance CVT: R$ 130.690
1.6 Exclusive CVT: R$ 146.690
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.