Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
VW Virtus cresce de olho no Corolla e versão mais cara chega a R$ 145 mil
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Depois do novo Polo, lançado no finalzinho de 2022, agora é a vez do sedã VW Virtus chegar às lojas com a renovação da linha 2023.
Os mais desatentos podem até não perceber a mudança no desenho, mas o Virtus cresceu quase oito centímetros no comprimento e ficou diferente, sim.
A frente está mais alta, o logo foi reposicionado, o para-choque recebeu novo formato e esticou 6,9 centímetros, com direito a um arranjo na parte de baixo em preto.
Ponto marcante também é o conjunto de faróis - o mesmo do Nivus - com desenho afilado e iluminação de LED, e que agora é item de série em todas as versões.
Na lateral, tudo praticamente igual, a não ser pelas opções de rodas, que podem ser de 16, 17 ou 18 polegadas, dependendo da versão.
A traseira esticou também - um centímetro a mais - com o novo para-choque equipado com um difusor na cor preta. Já as lanternas ganharam iluminação em led em todas as versões. O porta-malas mantém a boa capacidade 421 litros e, desde a primeira versão, oferece sensor de estacionamento traseiro
Agora o Virtus conta com cinco versões, três inéditas, e todas turbinadas. Duas das novas versões passam a ser as opções de entrada, equipadas com o motor 170 TSI, o mesmo que equipava o up!. São 116 cavalos de potência e 16,5 Kgfm de torque, devidamente recalibrado para o Virtus.
Pode ser equipado com câmbio manual ou automático. Já as versões Confortline e Highline seguem com o motor 200 TSI de 128 cavalos de potência.
Inédita versão Exclusive
Uma boa surpresa da linha 2023 é a versão Exclusive, opção que transforma o Virtus em um sedã mais sofisticado.
Traz o mesmo conjunto da versão GTS - o 1.4 turbo de de 150 cavalos de potência, mais câmbio automático de seis velocidades e acerto de suspensão compatível com a força do motor.
E por causa disso, o Virtus GTS saiu de linha. A ideia da marca, além de evitar que o Virtus "concorra" com o Jetta GLi, é beliscar também segmento dos sedãs médios - afinal, o modelo tem espaço próximo de Toyota Corolla e, com a versão Exclusive, pode encantar com o refinamento que o cliente desse segmento procura.
No desenho externo, se destaca pelas rodas de liga diamantadas de 18 polegadas e exclusividades como frisos em cinza nos para-choques, emblema da versão na grade dianteira e aerofólio na tampa do porta-malas.
Há muito capricho dentro, com acabamento que imita o couro na cor Marrom Mocca, costuras duplas aparentes, superfícies emborrachadas e assinatura da versão em alto relevo no painel, entre outros. Traz o conjunto de instrumentos digital configurável de 10,25 polegadas e o multimídia VW Play com todos os recursos de conectividade já conhecidos da marca.
Ganhou carregador de celular por indução em todas as versões, enquanto ar-condicionado digital climatronic, chave presencial e partida por botão estão disponíveis a partir da versão Confortline. Outra boa novidade é a oferta de painel 100% em todas as versões, inclusive nas duas mais simples, que trazem a tela de 8 polegadas e o sistema de som Composition Touch, este com a pequena tela de 6,5 polegadas, mas com recursos de conectividade.
Segurança reforçada
Na linha 2023, todas as versões passam a contar com seis airbags e o ACC (Controle de Cruzeiro Adaptativo), alerta de colisão com frenagem automática e mais um recurso importante, disponível a partir da versão Highline: o alerta em frenagem de manobra.
Um dispositivo eficiente nas manobras de estacionamento quando o motorista não percebe que há um obstáculo ou um carro passando atrás.
No mais, vale atenção para o desempenho do Virtus com o motor 170 TSi, o 1.0 de três cilindros aspirados de 116 cavalos de potência e 16,5 Kgfm de torque.
Ele se encaixou bem no Virtus com o câmbio automático, formando uma receita que pode funcionar no mercado pela relação custo-benefício interessante. Mesmo se tratando de um modelo maior e mais pesado, entrega desempenho satisfatório e com garantia de consumo moderado. Os números oficiais com câmbio automático são positivos: 12,2 km/l na cidade, e 15,2 km/l na estrada com gasolina.
Ou seja, o Virtus 2023 ficou melhor com o novo visual, o reforço de segurança, a versatilidade da linha com novas opções, além da refinada versão Exclusive, que chega no próximo mês cheia de apetite para nadar na praia dos sedans médios.
Versões e preços do VW Virtus 2023
- 170 TSI MT: R$ 103.990
- 170 TSI AUT R$ 112.990
- Confortline: R$ 121.990
- Highline: r$ 130.030
- Exclusive: R$ 144.990
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.