Topo

Benê Gomes

Nissan Versa volta ao jogo no Brasil à espera da versão reestilizada

Siga o UOL Carros no

Colunista do UOL

05/03/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Versa está de volta ao jogo, como a Nissan deixou bem claro numa breve reapresentação das virtudes e capacidades do seu sedã. Isso porque, com pandemia e dificuldade da indústria com falta de componentes, a linha de produção do Versa também foi afetada e, por consequência, a importação para o Brasil foi comprometida.

Então, ele segue igual e elegante, com carroceria marcada por vincos, dianteira com faróis mais estreitos - com luz de LED na versão Exclusive - e a grade em "V" confirmando a identidade dos modelos Nissan no mundo.

A traseira, ponto fraco da geração anterior, também não foi alterada, segue bem resolvida. Nas versões Advance e Exclusive, as rodas são de liga leve, de 16 e 17 polegadas, respectivamente.

Versa 2023 - Matheus Simanovicius - Matheus Simanovicius
Imagem: Matheus Simanovicius

O interior do Versa mantém a característica mais neutra do acabamento, que quase beira a simplicidade em alguns pontos, mas é diferenciada na versão Exclusive, como é o caso do painel frontal com revestimento almofadado em tom cinza formando um bonito contraste com detalhes em preto. É o mesmo conjunto aplicado no SUV Kicks.

E é dentro da versão Exclusive que a Nissan confirmou uma das novidades da linha 2023, o carregador de celular por indução. No mais, tudo igual, inclusive o bom sistema multimídia Nissan Connect com tela de 7", espelhamento de smartphone e GPS integrado, mais 03 entradas USB, duas delas para os passageiros traseiros.

O painel de instrumentos é digital nas versões Advance e Exclusive, com tela de 7 polegadas e colorida. Para relembrar também, a nova plataforma utilizada nesta geração do Versa, além de ter permitido a inclusão de mais recursos tecnológicos, trouxe benefícios estruturais.

Com o uso de aços de alta resistência, por exemplo, o sedã aumentou a rigidez torcional, o que reforçou a aerodinâmica e tornou o Versa ainda mais seguro. Mesma coisa para o novo ajuste de suspensão, com direito a inclusão de novos sistemas de fixação. Alterações com foco na redução da possibilidade de rolagem da carroceria em curvas e que deixaram o sedã muito equilibrado.

Versa 2023 - Matheus Simanovicius - Matheus Simanovicius
Imagem: Matheus Simanovicius

Versa merece mais fôlego

A situação só não é melhor porque o Versa segue equipado com o motor 1.6 flex aspirado, e acabou perdendo um pouquinho de força na linha 2023, consequência da nova calibração do motor para adequação aos novos limites de emissões.

A diferença é praticamente imperceptível quando você usa o carro, mas existe: a potência caiu de 114 para 113 cavalos, e o torque foi reduzido de 15,5 para 15,3 Kgfm.

Já a transmissão é automática do tipo CVT e, se você lembra, o Versa sofre um pouco com isso, porque as boas faixas de potência e torque são alcançadas em rotações altas, ou seja, em retomadas é normal o giro do motor subir rápido e o ronco do motor invadir a cabine.

Na cidade, isso não incomoda, na estrada um pouco sim. Mas nada que uma boa administração da aceleração não resolva. Até porque, depois de embalado, o Versa vai bem. Ponto positivo é o consumo de combustível, com médias 11,5 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada com gasolina. Mas ele também continua com o tanque de combustível de 41 litros, e isso acaba comprometendo a autonomia e te obriga a abastecer com mais frequência.

Versa 2023 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

O Versa não pode ser questionado quanto à segurança. Conta com seis airbags, controles eletrônicos de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, sensor de estacionamento traseiro, para dar alguns exemplos de itens disponíveis desde a versão Sense, a de entrada da linha, e que agora também conta com faróis de neblina e faróis principais com DRL integrado.

Na versão topo de linha, mantém a oferta de recursos semiautônomos, como alerta de colisão frontal com frenagem automática, alertas de ponto cego e de tráfego cruzado traseiro.

Pois é assim que o Versa está de volta ao jogo. Neste momento, sem grandes pretensões da Nissan com o volume de vendas, mas com a tranquilidade de quem vende tudo o que consegue trazer para o Brasil. E a situação vai melhorar quando a versão reestilizada e mais equipada chegar por aqui.

Versa 2023 - Matheus Simanovicius - Matheus Simanovicius
Imagem: Matheus Simanovicius

Preços Nissan Versa 1.6 flex 2023

Sense CVT: R$ 100.190

Advance: R$ 109.370

Exclusive CVT: R$ 121.690

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.