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Benê Gomes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Nada de shopping: como é rodar com o Compass feito para encarar aventuras

Colunista do UOL

19/03/2023 04h00

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A concorrência bem que tenta, mas o Jeep Compass segue como a maior referência entre os SUVs médios no Brasil. Em 2022, mais uma vez, foi o mais vendido da sua categoria, e já abriu 2023 no mesmo ritmo, liderando com folga o segmento nos dois primeiros meses do ano.

Com uma linha bem diversificada e equipada com motores turbinados, opções flex e diesel, o Compass tem uma versão projetada para atender quem curte aventuras bem longe do asfalto, a Trailhawk.

O visual é bem característico por causa dos adereços do mundo 4x4, a ponto de deixar o Compass bem chamativo. Tem uma grande faixa preta no capô, farol com lentes escurecidas, grade e para-choque escuros com o gancho de reboque vermelho fazendo o contraste, e até um pequeno para-barro atrás da roda.

O Compass Trailhawk é um pouco mais alto que as demais versões - tem 22,8 cm de altura em relação ao solo - resultado da alteração feita pela Jeep na suspensão dessa versão, além do reforço dos pneus de uso misto montados em rodas de 17 polegadas.

Por dentro, o acabamento é escurecido, conta com detalhes em vermelho e acessórios pensados para o off-road, como tapetes de borracha com abas para segurar a sujeira e facilitar a limpeza. Mas, não deixa de fora caprichos de carro de luxo, como o sistema multimídia com tela de 10,1 polegadas com navegador e espelhamento de celular sem fio, sistema de som de qualidade com seis alto-falantes, mais ar-condicionado digital de duas zonas, bancos em couro com ajuste elétrico para o motorista, painel de instrumentos 100% digital e configurável com tela de 10,25 polegadas, e um belo teto solar panorâmico, mas que é opcional, pra dar alguns exemplos.

Compass Trailhawk - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Em termos de segurança, traz controles eletrônicos de tração e estabilidade, sete airbags, freios a disco nas quatro rodas, e pode ser equipado com os recursos inteligentes de condução, como o controle de velocidade adaptativo que detecta pedestres e ciclistas, monitoramento de mudança de faixa que corrige a trajetória, alerta de colisão frontal (dentro do pacote opcional High Tech, que custa R$ 9.900).

O Jeep Compass, independente da versão, tem bastante espaço para passageiros e bagagens no porta-malas de 410 litros de capacidade (ou 476 litros, conforme a nova forma de aferição adotada pela Jeep). A suspensão é bem equilibrada para oferecer conforto, mas tem a dose de rigidez necessária para as situações mais difíceis a que se propõe.

Agora, em questão de disposição e robustez para o universo off-road, ponto forte é o motor 2.0 turbodiesel de 170 cv e 35,7 kgfm de torque, que responde muito bem. No entanto, sem fazer muito alarde, porque, na média, ronca bem macio. Aliás, o trabalho do motor é muito facilitado pela atuação da transmissão automática de nove velocidades com opção de trocas manuais por aletas no volante, mais tração 4x4, bloqueio de diferencial e quatro modos de condução: areia, barro, neve e pedra.

Compass Trailhawk - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Na linha 2023, apresentada em novembro de 2022, o Compass recebeu apenas pequenos ajustes de conteúdo em todas as versões. Destaque para o Jeep Hwalthy Cabin, tecnologia de desinfecção da cabine que utiliza um filtro de ar construído em N95 (mesmo material das máscaras de proteção popularizadas durante a pandemia).

Ele tem três camadas e bioproteção para combater bactérias, fungos e vírus. Mas recebeu também nova iluminação interna na cor branca, uma entrada USB adicional mais potente na traseira, o serviço de comando de voz Alexa - que é opcional na Trailhawk - e outros acertos nas versões Longitude e S.

Preço Jeep Compass Trailhawk: R$ 249.700,00