Líder na Fórmula E, Porsche leva evolução das pistas para o Taycan
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
No último fim de semana, entre os dias 24 e 25, o Brasil recebeu pela primeira vez uma etapa da Fórmula E, com o e-Prix São Paulo. O circuito foi montado no Sambódromo do Anhembi, zona norte da capital, com um traçado rápido e desafiador, formado por duas longas retas e várias curvas.
Quem levou melhor nesta estreia da categoria no Brasil foi a equipe Jaguar TCS Racing, que venceu com Mitch Evans, e garantiu também a terceira colocação com o piloto Sam Bird. O piloto Nick Cassidy, da Envision Racing, fechou o pódio com a segunda colocação.
Mas isso não atrapalhou a boa condição da equipe Porsche, que colocou na pista os seus dois carros 99X e conseguiu pontos suficientes para seguir na liderança entre as equipes e também manter o alemão Pascal Wehrlein como líder da temporada. O piloto português, Antonio Felix da Costa, que já esteve no Brasil disputando provas da Stock Car, chegou a liderar boa parte da corrida e, por muito pouco, não subiu ao pódio, fechando em quarto lugar.
Neste ano, a Fórmula E estreou a terceira geração dos carros de corrida, agora muito mais potentes e velozes. Além do desenho inspirado nos aviões caça, os carros passaram a utilizar dois motores elétricos, um em cada eixo. O dianteiro tem potência de 250 kW, mas só entra em ação para regenerar a energia gerada pelos freios.
Já o traseiro é o que traciona o carro e tem potência de 350 kW (o equivalente a 476 cv), garantindo máxima de 322 km/h. Aliás, um detalhe curioso, é que os carros da Fórmula E só contam com sistema de freios hidráulicos no eixo dianteiro. Freio traseiro, só o proporcionado pela desaceleração do motor.
Aprendizado nas pistas já garante evolução para o Taycan
Para o Porsche, mais do que comemorar o bom desempenho de sua equipe na Fórmula E, a categoria vem sendo muito importante para garantir evolução rápida para seus modelos eletrificados, em especial, o seu primeiro 100% elétrico, o Taycan.
Para Rodrigo Fonseca, Gerente de Produto e Preço da Porsche do Brasil, a Fórmula E já garantiu diferentes aprendizados, mas destaca, como bom exemplo, a oportunidade de entender a fundo como é a gestão de todo o conjunto dos carros de competição e trazer a alta eficiência alcançada nas pistas para os carros de rua.
"Nesse sentido, a gente já conseguiu materializar esse aprendizado, por exemplo, com a introdução de uma atualização de software para o Taycan, a qual nos permite melhorar o sistema de gestão do sistema de arrefecimento, dos motores elétricos e, eventualmente, até o desacoplamento do motor. O resultado é o aumento da autonomia do carro e, importante, só via software."
O Taycan, que também está presente na Fórmula E como Safety Car com seus 625 cavalos de potência, é um bom exemplo do quanto o modelo de corrida 99X tem a contribuir com os carros eletrificados da Porsche.
"Cada vez mais vemos a categoria evoluindo, os motores ganhando mais potência, as baterias se tornando mais duráveis e eficientes. E isso tudo é muito bom, porque certamente vai nos permitir aplicar todas as evoluções em nossos modelos de rua", reforça Rodrigo Fonseca.
Mesmo ainda longe de encantar e arrastar um grande público para as arquibancadas, como acontece com a Fórmula 1, o e-Prix deu um considerável passo nesta temporada e segue ganhando força porque representa também o futuro do automobilismo. Os carros são diferentes, silenciosos, mas já aceleram tanto quanto um Fórmula 1, e podem sim emocionar quem acompanha uma disputa de perto.
Mas é verdade que, para as fabricantes que já se lançaram na Fórmula E, como é o caso da Porsche, a situação vem sendo muito positiva, pois está claro que a categoria está acelerando forte o processo de evolução e contribuindo decisivamente para o aperfeiçoamento dos modelos elétricos e eletrificados de rua.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.